Terça terá granizo no RS e calor extremo no Centro-Oeste
Terça terá risco de granizo no RS e calor extremo de até 40 °C no Centro-Oeste, enquanto outras regiões enfrentam chuvas irregulares
Granizo ameaça o RS, enquanto o Centro-Oeste pode enfrentar máximas de 40 °C nesta terça-feira. Foto: Canva
De acordo com a Climatempo, a terça-feira será marcada por extremos no Brasil. Enquanto o Rio Grande do Sul enfrenta risco de temporais com granizo, o Centro-Oeste deve registrar calor de até 40 °C.
Já no Sudeste, a chuva se concentra no litoral. Por outro lado, no Nordeste e no Norte as pancadas seguem irregulares e o tempo firme predomina no interior.
Região Sul
Uma frente fria estacionária mantém a instabilidade no Rio Grande do Sul. Durante a tarde e a noite, a chuva se intensifica, trazendo risco de temporais, raios, rajadas de vento e queda de granizo. A atenção é maior na fronteira oeste, campanha e sul gaúcho.
Em Porto Alegre, há risco de chuva forte ao longo do dia. No litoral, os ventos podem superar 50 km/h. Em Santa Catarina e no Paraná, pancadas de chuva atingem o leste e o litoral. Já no interior, o tempo segue firme e seco.
Risco de temporais no Brasil para 02/09/2025 (Fonte: Climatempo)
Região Sudeste
No Espírito Santo e em parte de Minas Gerais, a circulação de ventos mantém o céu encoberto e a condição para pancadas de chuva. Em Vitória, há risco maior de temporais e chuva forte ao longo do dia. Em contrapartida, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o céu permanece mais fechado, mas com temperaturas amenas.
Já entre Rio de Janeiro e São Paulo, o predomínio é de tempo firme, com sol e aumento gradual das temperaturas. Além disso, ventos intensos ainda sopram sobre a faixa leste paulista e no sul fluminense. Por outro lado, no interior paulista e no oeste mineiro, o alerta é para baixa umidade do ar.
Região Centro-Oeste
O sol predomina e, portanto, as temperaturas disparam. Em Cuiabá, os termômetros podem chegar a 40 °C, registrando a maior máxima entre as capitais do país. No Mato Grosso, entretanto, instabilidades vindas do Norte podem provocar pancadas isoladas no oeste e noroeste.
Já em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, o tempo seco ganha força. Assim, os índices de umidade podem cair abaixo de 20%, configurando estado de alerta.
Região Nordeste
A infiltração de ventos marítimos mantém a chuva ao longo da faixa leste. No litoral sul da Bahia, por exemplo, há risco de temporais isolados. Já entre Salvador e Recife, a atenção é para pancadas fortes acompanhadas de raios.
No agreste baiano e pernambucano, por outro lado, a chuva deve ser apenas moderada. Nas demais áreas interioranas, o predomínio continua sendo de sol forte, calor intenso e baixa umidade.
Região Norte
As instabilidades seguem concentradas entre Acre, Rondônia e Amazonas, com risco de temporais acompanhados de ventania. Além disso, pode chover forte no litoral do Pará e no extremo oeste de Roraima.
No entanto, em grande parte da região, o sol ainda aparece e garante sensação de abafamento. No Tocantins, por sua vez, o clima segue seco, com alerta para baixa umidade durante a tarde.
