Temporais ganham força no Nordeste neste início de semana

Circulação de ventos nos diferentes níveis da atmosfera e a entrada constante de umidade do mar para o continente traz chuvas para a região e preocupa
Imagem do autor

Publicado em 19/02/2024

A chuva volta a preocupar o Nordeste do país no decorrer desta semana, em decorrência da circulação de ventos nos diferentes níveis da atmosfera e a entrada constante de umidade do mar para o continente, além da atuação da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical, mais posicionada próximo à costa norte nordestina.

A situação volta a ser preocupante devido aos temporais entre Maranhão, Piauí, oeste e sul da Bahia. No decorrer desta semana, entre a segunda (19) e pelo menos até a sexta-feira, 23 de fevereiro, os acumulados podem superar os 100mm; ficando entre 150 a 250mm nestas regiões.

Risco de temporais para esta segunda-feira, 19/02

Este último final de semana, também foi instável entre Pernambuco e Sergipe, mas a tendência até a quinta-feira (22), é de pancadas mais irregulares para a costa leste nordestina, que pontualmente podem vir com moderada a forte intensidade; a partir de sexta-feira e do próximo final de semana (24 e 25) a chuva volta a aumentar entre o leste do Rio Grande do Norte, Paraíba, PE, AL e SE, devido à atuação de um VCAN.

Por enquanto, alerta voltado novamente para as capitais, São Luís, Teresina, Fortaleza e Salvador, além, de regiões como, Balsas–MA, Bom Jesus e São Miguel do Nonato no Piauí, Barreiras, Carajás e Ilhéus e Porto Seguro, no estado da Bahia. A previsão é de muita chuva também nas cidades do norte e sul do Ceará, como a região de Juazeiro do Norte.
ATENÇÃO: O potencial de transtornos aumenta em todas as áreas, devido ao excesso de chuva e ao solo saturado. O risco para enchentes, alagamentos e até mesmo ocorrência de deslizamentos de terra é alto para os próximos dias!


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.