Tempo instável com pancadas de chuva e calor em várias regiões do Brasil
A previsão para esta semana indica tempo instável, com chuvas fortes e risco de temporais, especialmente no Norte, Sul e em São Paulo.
Foto: Freepik
A previsão do tempo para esta semana aponta para condições instáveis em várias regiões do Brasil, com chuvas fortes e risco de temporais. As áreas mais afetadas serão o Norte, o Sul e o estado de São Paulo, onde o calor e a umidade vão favorecer o desenvolvimento de nuvens carregadas. Além disso, a presença de frentes frias e áreas de instabilidade intensificam as chuvas em algumas regiões.
Região Norte
A Região Norte do Brasil continua sendo uma das áreas mais chuvosas neste mês de março, com Belém e Manaus entre as capitais com maior volume de chuva acumulado. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, em 24 dias, choveu 436,4 mm em Belém e 389,7 mm em Manaus. As pancadas de chuva seguem frequentes e volumosas, com destaque para a circulação de ventos que ajudam a formar grandes áreas de chuva.
Alerta para temporais
Para esta terça-feira, 25 de março, a Climatempo alerta para temporais no Amapá, no centro e sul do Pará, no leste e sul do Amazonas e em Rondônia. Não há previsão de chuva volumosa em Roraima. Nas demais áreas do Norte do Brasil, a situação é de atenção para pancadas de chuva moderadas a fortes.
Mapa de risco de temporais para a Região Norte. Fonte: Climatempo
Região Sul
Áreas de instabilidade voltaram a se formar sobre o Sul, com fortes pancadas de chuva nos três estados. Uma frente fria avança pela costa da região, e as pancadas de chuva serão frequentes, com risco de temporais, principalmente no Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A previsão de chuva ajuda a aliviar a estiagem no Rio Grande do Sul, mas a situação continua crítica em 265 municípios.
Mapa de risco de temporal no Sudeste do Brasil para 25/3/25. Fonte: Climatempo
Região Sudeste
O estado de São Paulo ainda terá uma semana quente, com temperaturas acima dos 30°C em praticamente todas as regiões. O calor, combinado com a umidade, favorece o desenvolvimento de nuvens carregadas e provoca pancadas de chuva, especialmente à tarde e à noite. A passagem de uma frente fria vai trazer ventos frescos, mas sem queda de temperatura significativa. Há risco de raios e temporais, principalmente no litoral sul e no vale do Ribeira.
