Sul do Brasil terá chuva volumosa e temporais nesta sexta

Precipitações volumosas podem causar alagamentos, inundações e transbordamento de córregos
Imagem do autor

Publicado em 14/03/2024

A onda de calor excessivo chegou nesta quinta-feira (14) ao seu pico no Rio Grande do Sul. Em vários municípios do Estado sulino as temperaturas chegaram a 39ºC ou alcançaram os 40ºC. Mas nos próximos dias o clima mudará radicalmente, com dias de muita chuva e temporais para a maior parte do Estado. A mudança será provocada por uma massa de ar quente, úmida e extremamente instável que atua no Prata e vai se deslocar para o Rio Grande do Sul.

Entre esta sexta-feira (15) e a próxima quinta-feira (21), as condições serão muito favoráveis a episódios de temporais em pontos isolados no Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, l, embora se preveja instabilidade também para Santa Catarina e o Paraná. O cenário é de alerta e há a possibilidade de haver chuvas excessivas e localmente extremas, que podem provocar inundações no Estado.
Temperatura chegou aos 40 graus em cidades do Rio Grande do Sul nesta quinta. Foto: Metsul
Temperatura chegou aos 40 graus em cidades do Rio Grande do Sul nesta quinta. Foto: Metsul

As mais fortes áreas de instabilidade, na maioria dos dias, se formarão da tarde para a noite, conforme a MetSul. Uma vez que a instabilidade vai se dar sob uma massa de ar muito quente e instável, sob um padrão de bloqueio atmosférico, nuvens muito carregadas devem se formar sobre o RS diariamente no final desta semana e na primeira metade da próxima, provocando episódios de chuva com muito altos volumes e ainda temporais localizados com rajadas de vento forte e queda de granizo.
A MetSul explica que não é possível prever velocidade de vento exatas nas formações isoladas e passageiras de tempo severo, mas neste tipo de situação meteorológica podem ocorrer temporais com rajadas de vento de 70 a 90 quilômetros por hora, não se afastando fenômenos mais severos muito isolados.

A sequência de dias com forte instabilidade, com precipitações localmente até intensas, fará com que os volumes de chuva no Estado nos próximos cinco a sete dias sejam muito altos, atingindo marcas 100% a 200% da média histórica do mês de março inteiro em algumas localidades. Um dos principais riscos será a ocorrência de chuva com volumes muitos altos, de 50 mm a 100 mm, em curto intervalo, com potencial de causar alagamentos, inundações repentinas e transbordamento de arroios ou córregos.
A MetSul adverte ainda para um número muito alto de raios no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Além disso, com a atmosfera aquecida, é comum a ocorrência de grande número de raios nuvem-solo que impactam a rede de energia.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.