Sul do Brasil tem chuva forte, mas sem ciclone extratropical

Áreas de instabilidade vão continuar sobre o Sul do Brasil no final de semana, mesmo com o deslocamento da frente fria em direção a São Paulo

Novas áreas de instabilidade se formaram sobre o Rio Grande do Sul provocando chuva forte em várias regiões do estado.
Os maiores volumes acumulados durante o feriado de 7 de setembro ocorreram no sul do estado, nas áreas próximas da fronteira com o Uruguai, como já estava previsto. Porém, na noite desta quinta-feira, voltou a chover forte na região de Passo Fundo e em áreas do Vale do Taquari, que tiveram chuva muito volumosa no começo desta semana, que causaram as enchentes catastróficas


Nova frente fria se forma no Sul nesta sexta-feira

Uma nova frente fria se organiza entre o Sul do Brasil e o Paraguai nesta sexta-feira, 8 de setembro. É a segunda frontogênese (formação de uma frente fria) observada sobre a Região Sul em menos de uma semana. O primeiro evento ocorreu no dia 4 de setembro, segunda-feira passada.


A formação da frente fria ocorre com a combinação da intensa corrente de ar quente e úmido, que novamente foi direcionada do Norte para o Sul do Brasil nas últimas 48 horas, o avanço de ar frio de origem polar sobre o norte da Argentina e a intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai.


Antes mesmo da formação da frente fria, houve o crescimento de áreas de instabilidade sobre o sul do Rio Grande do Sul, que já provocaram chuva forte. Agora, nesta sexta-feira, ocorre a organização da nova frente fria. Isso vai fazer com que as nuvens carregadas se espalhem também sobre Santa Catarina e Paraná, chegando até o Mato Grosso do Sul e na divisa de São Paulo com o Paraná.
Novamente temos a formação de muitas nuvens cumulonimbus, que provocam a chuva forte e volumosa, com raios e eventualmente fortes rajadas de vento e queda de granizo.


No decorrer desta sexta-feira há risco de chuva forte nos três estados da Região Sul.


Na região do planalto, da serra e do noroeste deve chover na maior parte do dia. Na Grande Porto Alegre e também na região dos Vales do Caí e do Taquari, a chuva prossegue durante quase toda a sexta-feira, e pode ser moderada a forte em algumas horas.
Também há risco de chuva forte nos estados de Santa Catarina e Paraná, incluindo as capitais de Florianópolis e Curitiba. A chuva mais volumosa deve cair em áreas da serra, do planalto sul e do centro-oeste de Santa Catarina, no sul e centro-oeste do Paraná.


No sul do Rio Grande do Sul, entre a Campanha e a região de Uruguaiana, o sol já aparece e não chove mais.


Na região de Pelotas e de Rio Grande, onde choveu muito ontem, a chuva vai parar durante a tarde e o sol já deve aparecer um pouco.
Em Mato Grosso do Sul as pancadas também podem ser fortes e volumosas principalmente nas áreas de fronteira com o Paraguai.


Não haverá outro ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul



Durante esta sexta-feira, 8 de setembro, um ciclone extratropical se organiza sobre o oceano, na costa do Uruguai e da província de Buenos Aires.


Esse ciclone tem forte intensidade, mas não terá nenhuma influência sobre a chuva que já ocorre sobre o Rio Grande do Sul.
Esse ciclone não vai avançar para o Sul do Brasil e nem para o Sudeste.


A chuva que começou a cair forte no feriado de 7 de setembro sobre o Rio Grande do Sul, e que ainda vai cair durante esta sexta-feira e no sábado, 9 de setembro, não está associada a este ciclone extratropical.


As projeções são do modelo de simulação atmosférica global dos Estados Unidos, GFS.


Previsão para o Sul do Brasil no fim de semana



Áreas de instabilidade vão continuar sobre o Sul do Brasil no sábado, 9 de setembro, mesmo com o deslocamento da frente fria em direção a São Paulo.


A previsão da Climatempo é de que o estado de Santa Catarina, as áreas a oeste norte e nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre e os Vales do Taquari e do Caí, ainda tenham muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes, que podem ser de moderada intensidade.


O centro-sul do Rio Grande do Sul já terá sol na maior parte do dia apenas com períodos de muita nebulosidade pela manhã


Há risco de chuva forte no sábado para o estado do Paraná.


Por causa do excesso de nebulosidade, da chuva e da presença de ar frio de origem, a temperatura fica amena sobre o Sul do Brasil durante o sábado. A sensação será de um pouco de frio.


Previsão para o domingo, 10 de setembro



Para o domingo, 10 de setembro, a previsão é de que o sol já apareça com força nos três estados da Região Sul.


A frente fria estará se afastando do litoral paulista e as áreas de instabilidade enfraquecem no Sul do Brasil. Porém, ainda há previsão de algumas pancadas de chuva no oeste/ noroeste e no planalto do Rio Grande do Sul, no extremo oeste de Santa Catarina, no centro, oeste e norte do Paraná.


As capitais Curitiba e Florianópolis terão um domingo com períodos de sol e muita nebulosidade.


Porto Alegre terá um domingo com predomínio de so, apenas com períodos de muitas nuvens pela manhã.


Alerta para segunda-feira, 11 de setembro



A Climatempo alerta para a chegada de uma nova frente fria sobre o Rio Grande do Sul na segunda-feira, 11 de setembro de 2023


Há risco de chuva forte novamente no centro-oeste e sul gaúcho. Porto Alegre deve ter pancadas de chuva à noite. As áreas de planalto, serra e o noroeste gaúcho ainda serão poupadas da chuva durante a segunda-feira.


Esta nova frente fria deve se afastar do Rio Grande do Sul na terça-feira, 12 de setembro, mas as áreas de instabilidade que ficam sobre o estado devem provocar mais chuva, principalmente no sul gaúcho.

Posição dos centros de alta pressão (A) e de baixa pressão (B) atmosférica na costa da Argentina, do Uruguai e do Sul do Brasil, de 7 a 10 de setembro de 2023. O Rio Grande do Sul está no quadrado amarelo.

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.