Segundo o site Climatempo, a região sul do Brasil vai enfrentar uma semana de chuvas intensas, dando continuidade a um padrão que perdura desde os últimos quatro meses de 2023. Na época, os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná registraram índices pluviométricos acima da média.
O início do verão está sendo marcado pela persistência desse fenômeno, impulsionado pela presença do El Niño, que desempenhou um papel crucial nas chuvas excepcionais no final de 2023. Segundo os meteorologistas do Climatempo, janeiro inicia com chuvas fortes e volumes expressivos.
O primeiro mês do ano começou com a continuidade da intensificação das chuvas, causada pela passagem de frentes frias associadas a ciclones, além do deslocamento de instabilidades vindas da Argentina e Paraguai. Nos primeiros 15 dias deste mês, diversas regiões já receberam volumes significativos de chuva. Destaque para Uruguaiana/RS (100mm); Rosario do Sul (Planalto)/RS (80mm); Candelária/RS (85.2mm); Porto Alegre (São João)/RS (127.4mm); Bom Jardim da Serra (Morro da Igreja)/SC (164.5mm); Joinville (Nova Brasília)/SC (145mm); e Antonina/PR (180mm).
E a previsão para os próximos dias indica uma combinação de sistemas meteorológicos que continua a preocupar a região sul do Brasil. A atuação de uma baixa pressão sobre o Paraguai espalhará instabilidades e umidade para os três estados, enquanto a passagem de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul intensificará as condições, trazendo um forte calor pré-frontal.
Rio Grande do Sul
Terça-feira (16) com muita nebulosidade e chuva na faixa oeste, sudoeste e sul do estado. Na faixa central e norte, o sol aparece com chuva em formato de pancadas, alertando para perigo de tempestades (temporais + chuva volumosa). Alerta para temporais na faixa central, incluindo a capital Porto Alegre. Na faixa norte, atenção para chuva de moderada a forte intensidade. Cuidado com rajadas de vento superiores a 91 km/h no sul, entre 51 e 70 km/h na faixa central, e entre 40 e 50 km/h na faixa norte.
Quarta-feira (17) com Instabilidades que avançam em todo o estado. Condição para tempestades (temporais + chuva volumosa) em toda a região nordeste, incluindo a capital e a serra gaúcha. Para o restante das regiões, previsão de muita nebulosidade e temporais ao longo do dia. Destaque para a faixa extremo sul, onde a condição será de muita nebulosidade e previsão de chuviscos/garoa ao longo do dia.
Na quinta-feira (18), o tempo volta a ficar firme na faixa oeste, com condição de sol entre algumas nuvens. Na faixa leste, muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol devido à circulação do mar para o continente, intensificada pela atuação da alta pressão sobre o mar.
Santa Catarina
Terça-feira (16), deverá ter sol ao longo do dia, mas previsão de fortes pancadas de chuva devido à combinação de sistemas meteorológicos. Atenção para chuva de moderada a forte intensidade em toda a faixa central e leste. Alerta para a faixa litorânea, onde há risco de temporais. Destaque para rajadas de vento entre 40 e 50 km/h.
Quarta-feira (17) terá chuva avança sobre o estado, com condição de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol em todo o estado. Destaque para a faixa sul e leste, onde há alerta para temporais.
Na quinta-feira (18) o tempo permanece instável em todo o estado. A circulação do mar, reforçada pela atuação da alta pressão pós-frontal, espalha instabilidades por toda a faixa central e leste. Alerta para temporais nessas regiões, com destaque para o vento que seguirá com forte intensidade, soprando do quadrante leste, gerando risco para as regiões costeiras e portuárias.
Curitiba
Terça-feira (16) terá sol ao longo do dia, mas previsão de fortes pancadas de chuva. Atenção para chuva de moderada a forte intensidade na faixa central e leste do estado, incluindo a capital Curitiba. Destaque para rajadas de vento entre 40 e 50 km/h em todo o estado.
Quarta-feira (17) terá condição semelhante, com sol ao longo do dia, mas previsão de pancadas de chuva.
Na quinta-feira (18) a chuva perde intensidade na capital paranaense e o sol seguirá aparecendo ao longo do dia, mas há previsão para pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite. Atenção para o vento intensificado em toda a faixa litorânea do estado, devido à atuação da alta pós-frente fria.