A combinação expansão de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o Sudeste, Centro-Oeste e parte do Sul do Brasil e de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis da atmosfera reduz a umidade e as condições para chuva em grande parte do Brasil.
O ar quente e úmido predomina sobre o Norte do Brasil e estimula a formação de nuvens carregadas, que provocam fortes pancadas de chuva e raios, que podem ser fortes.
A Zona de Convergência Intertropical aumenta a chuva no litoral do Amapá.
Previsão do tempo para o Brasil para 15/12/2023 - sexta-feira
Região Sul
A umidade do ar elevada e a proximidade com áreas de baixa pressão atmosférica causam nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul. O ar quente e seco predomina sobre o Paraná e sobre a maioria das áreas de Santa Catarina.
O calor é intenso na Região Sul e Porto Alegre fica entre as capitais mais quentes do país. Temperaturas entre 36°C e 38°C ocorrem à tarde pelo interior dos estados.
No Paraná e em Santa Catarina, a sexta-feira é com muito sol. Algumas pancadas de chuva podem ocorrer à tarde ou à noite na região serrana de Santa Catarina e no sul catarinense. Não chove em Curitiba e nem em Florianópolis.
No Rio Grande do Sul, o sol aparece forte por várias horas, mas o calor e a umidade do ar elevada formam nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva e raios, à tarde e à noite, em todas as áreas do estado. A fronteira com o Uruguai pode ter chuva também na madrugada de manhã.
Região Sudeste
O sistema de alta pressão atmosférica que se intensifica sobre a Região Sudeste diminui a umidade e as condições para a chuva. É esta alta pressão causa a onda de calor nos próximos dias. A temperatura sobe em todos os estados.
Quase toda a Região Sudeste já tem um dia com sol forte, alguma nebulosidade, mas sem chuva. Temperaturas em torno dos 40°C podem ocorrer no norte/noroeste mineiro e no noroeste de São Paulo.
Há possibilidade de pancadas de chuva com raios, à tarde ou no começo da noite, na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba (SP), e na Mantiqueira, na divisa de Minas com o Vale do Paraíba.
Dia de sol forte e sem chuva nas capitais Rio De Janeiro e Belo Horizonte.
O Espírito Santo tem sol e algumas pancadas de chuva isoladas e de pouca volume, que não aliviam o quadro de estiagem. O estado está em Alerta para situação hídrica.
Região Centro-Oeste
A onda de calor ganha força na Região Centro-Oeste. O ar fica mais seco, as condições para chuva diminuem e a temperatura sobe mais.
A previsão é de sol forte o dia todo em Goiás, no Distrito Federal e em Mato Grosso do Sul. Há possibilidade de algumas pancadas de chuva a partir da tarde em Campo Grande e no centro-norte de Mato Grosso do Sul.
No estado de Mato Grosso, o sol também fica forte ao longo do dia, mas com calor, algumas pancadas de chuva ocorrem à tarde e à noite, exceto no leste do estado e na região de Rondonópolis.
Região Nordeste
Um vórtice ciclônico em altos níveis atua sobre o Nordeste do Brasil e deixa o ar mais seco. Menos nuvens se formam e a possibilidade de chuva diminui. A baixa umidade do ar dificulta a formação de grandes nuvens.
Quase todo o Nordeste tem um dia com sol forte e sem chuva. Chove de forma fraca a moderada no litoral, zona da Mata, agreste desde o Rio Grande do Sul até o litoral sul da Bahia. Chove um pouco no interior de Sergipe de Alagoas.
Pancadas de chuva com raios poderão a qualquer hora no oeste, sul e litoral do Maranhão.
Região Norte
O ar quente e úmido predomina sobre o Norte do Brasil, o que permite a formação de nuvens carregadas em toda a Região. A Zona de Convergência Intertropical aumenta a ocorrência de chuva no Amapá.
No Amapá, o sol aparece forte e algumas pancadas de chuva e raios ocorrem à tarde e em parte da noite no extremo norte do estado.
No Acre, em Rondônia, no Amazonas, no oeste e sul de Roraima, no centro-oeste do Pará, ocorrem períodos com sol e várias pancadas de chuva no decorrer do dia, que podem ser fortes.
No norte, leste e sul do Pará, em Roraima e em quase todo o Tocantins, dia de sol com pancadas de chuva a partir da tarde. Não chove nbo sul e no leste do Tocantins