Sexta-feira com muita chuva no Brasil

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva no litoral da Região Norte
Imagem do autor

Publicado em 19/01/2024

O ar muito quente que está sobre o Brasil e a umidade do ar elevada são os ingredientes básicos para a formação de nuvens carregadas, que provocam chuva forte, raios, intensas rajadas de vento e às vezes granizo em muitas áreas do país.

Uma baixa pressão atmosférica se intensifica na costa de São Paulo e dá origem a uma frente fria, que já avança para o Rio De Janeiro nesta sexta-feira, aumentando o risco de chuva forte no Sudeste,

Outra baixa pressão sobre o Paraguai estimula nuvens carregadas sobre o Sul do Brasil.
Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva no litoral da Região Norte.

Previsão do tempo para o Brasil para 19/01/2024 -sexta-feira
Região Sul

Uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e o ar quente e úmido que está sobre o Sul do Brasil formam nuvens carregadas sobre a Região Sul.

O Rio Grande do Sul tem períodos com sol e pancadas de chuva. A chuva ainda pode ser no extremo norte do estado, onde estão a serra e o planalto.
Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo fica mais instável, com pancadas de chuva frequentes e risco de temporais, incluindo na Grande Florianópolis e na Grande Curitiba. Há risco de fortes rajadas de vento e potencial para alagamentos . Já choveu forte nesta quarta-feira em várias regiões destes estados.

Região SudesteO Sudeste continua muito abafado nesta sexta-feira. O ar muito quente e a umidade do ar elevada sobre o Sudeste estimulam a formação de nuvens carregadas, que provocam chuva forte, raios, intensas rajadas de vento e às vezes granizo. Nesta sexta-feira, uma baixa pressão atmosférica se intensifica na costa de São Paulo e dá origem a uma frente fria, que já avança para o Rio de Janeiro aumentando o risco de chuva forte no Sudeste.

O centro-norte do Espírito Santo, e no norte e leste de Minas (inclui Vales do Rios Doce e do Jequitinhonha) continuam com sol forte e sem chuva.
No centro, sul e leste de São Paulo (inclui Grande SP), no sul do estado do Rio e no Sul de Minas passam o dia com muitas nuvens e há condições para chuva desde a madrugada ou manhã. O sol pode aparecer um pouco. A chuva pode ser forte em vários momentos também à tarde e à noite. Há potencial para alagamentos.

O restante de São Paulo, do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio, no centro e oeste de Minas, Grande Belo Horizonte, Triângulo Mineiro, Grande Vitória e sul capixaba, terão várias horas com sol forte, mas as pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e-ou noite. Pode chover forte.

Região Centro-OesteAlta pressão atmosférica influencia o Centro-Oeste do Brasil e menos nuvens carregadas crescem em grande parte da Região. O calor ainda é intenso em todo o Centro-Oeste.

A maioria das áreas do Centro-Oeste tem muito sol e possibilidade de pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite.

Não deve chover na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul.

No norte de Mato Grosso, o ar mais úmido facilita a formação de mais nuvens e as condições para chuva são maiores. As pancadas de chuva podem ser fortes, principalmente à tarde e à noite.

Região NordesteO ar úmido está se espalhando novamente sobre o interior do Nordeste as condições para chuva voltam a aumentar. A Zona de Convergência Intertropical ajuda a provocar chuva na costa norte do Nordeste.

O dia é com sol forte e sem chuva o oeste, sudoeste e extremo sul da Bahia, no interior do Ceará e do Rio Grande do Norte.

No Maranhão, no Piauí, no sertão e no Recôncavo Baiano as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora, mas o sol aparece em grande parte do dia.

Sol e pancadas de chuva fracas a moderadas na faixa litorânea do sul de Sergipe ao Rio Grande do Norte.

Região NorteO ar quente e úmido que predomina sobre o Norte do Brasil e áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical geram nuvens carregadas sobre a Região

Não há previsão de chuva apenas para a região de Boa Vista.

Em todas as demais áreas da Região Norte, o sol forte por várias horas e as pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.