Semana deve ser de chuvas volumosas e muito calor em todo o Brasil

A perspectiva é de grandes acumulados de chuvas em importantes regiões produtoras do Brasil, como o Triângulo Mineiro e o Sudoeste Goiano

Publicado em 29/11/2023

Nesta semana atuação de diferentes sistemas meteorológicos irá promover a ocorrência de tempestades em várias regiões do Centro-Sul, do interior de São Paulo e de Goiás. A perspectiva é de grandes acumulados de chuvas em importantes regiões produtoras do Brasil, como o Triângulo Mineiro e o Sudoeste Goiano. Nessas regiões, o volume previsto ao longo da semana é de acumulados que podem chegar a até 70mm.

“Não se descarta a possibilidade de acumulados ainda maiores, devido ao calor que permanecerá constante ao longo da semana e que poderá atuar como um fator de intensificação das chuvas”, explica o meteorologista e diretor da ignitia Inteligência Climática, João Rodrigo de Castro. Enquanto no Centro-Oeste as chuvas tendem a ser mais localizadas, no Sul a situação deve ser diferente.
Notícia é boa para produtores rurais, que estavam sofrendo com a falta de chuvas
Notícia é boa para produtores rurais, que estavam sofrendo com a falta de chuvas

A atuação de uma área de baixa pressão no Paraguai deve organizar a ocorrência de chuva volumosa e generalizada em boa parte do estado de Santa Catarina e também no extremo norte do Rio Grande do Sul. Na região de Estrela (RS), o acumulado até o final da semana pode chegar a 130mm. Para a região de Chapecó (SC), esse valor pode ser de até 120mm, enquanto Santo Amaro da Imperatriz (SC) pode receber até 170mm.“Para esta semana, a tendência é de manutenção das temperaturas com o calor normal da época, nas regiões em que a chuva não irá atuar nos próximos dias”, explica Castro. A máxima esperada para Cuiabá (MT) pode ficar próxima dos 39º C ao longo da semana. No Sul, por conta da presença constante de nebulosidade, as temperaturas devem ficar mais amenas somente nas regiões que serão atingidas pelas chuvas.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Destaques
Mais lidas
1
Detalhado projeto da nova fábrica da Mahindra no RS
2
Ano se inicia com preços do IPPA em queda
3
Após dia de alta, Commodities voltam a cair em Chicago
4
Indicador do algodão sobe e já opera na casa do R$ 4,2/LP
5
Começa hoje a Abertura Oficial da Colheita do Arroz no RS
6
Chuvas em fevereiro aliviam situação de lavoras de café
7
Preços da arroba do boi e da carne seguem pressionadas
8
Indicador do arroz retoma patamar de nov/23
9
Dia de muita chuva em grande parte do Brasil
10
Chuva continua volumosa no Tocantins, Sudeste e Nordeste
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.