Frio intenso marca o início da semana no Sul e Sudeste, com risco de geada e alerta para baixa umidade em grande parte do país
De acordo com a Climatempo, a massa de ar polar mantém temperaturas muito baixas no Sul e Sudeste. Além disso, o avanço do ar seco afeta grande parte do interior do país. Por outro lado, Norte e Nordeste registram instabilidade e chuvas isoladas.
A massa de ar polar atua com firmeza sobre o centro-sul do Brasil. Assim, as mínimas ficam muito baixas. Portanto, há risco de geada ao amanhecer em áreas mais frias.
No Sul, as serras gaúcha e catarinense podem ter temperaturas abaixo de zero. Além disso, o centro-sul e sudoeste do Paraná podem registrar mínimas abaixo de 4 °C. Por isso, espera-se geada nas primeiras horas do dia. À tarde, o sol aparece e a umidade cai. Consequentemente, no extremo norte do PR a umidade relativa pode ficar abaixo de 30%.
No litoral de SP e do RJ, ventos marítimos aumentam nebulosidade e umidade. Ainda assim, há possibilidade de chuva fraca a moderada em trechos do litoral. Por outro lado, o interior paulista e áreas da Mantiqueira devem amanhecer geladas. Assim, regiões como o Vale do Paraíba e o sul de Minas têm risco de geada localizada. Além disso, o Triângulo Mineiro e o extremo norte paulista ficam em atenção por baixa umidade.
A região segue com tempo firme e ar seco. Pela manhã, cidades como Cuiabá e Campo Grande sentem o frio. Entretanto, o sol forte eleva as máximas no decorrer do dia. Assim, o norte de Goiás e de Mato Grosso ficam mais quentes à tarde. Em algumas áreas do sul de MS, não se descarta geada fraca e localizada.
No sul da Bahia, a frente fria aumenta a umidade e traz chuva moderada a forte. Além disso, o Maranhão e o centro-norte do Piauí podem ter pancadas com raios à tarde. Enquanto isso, o interior do Nordeste segue quente e seco. Por isso, há alerta para umidade abaixo de 30% em pontos do interior.
Calor e umidade provocam instabilidades no norte do Pará, no extremo norte do Tocantins e em partes do Amazonas e Roraima. Em contraste, Acre e Rondônia amanhecem mais frios e com tempo firme. Ao mesmo tempo, a faixa sul da Região registra baixa umidade, com valores entre 30% e 21%.