HOME | Notícias | Previsão do Tempo

Sai o El Niño e entra a La Niña

Junho marca o fim do fenômeno El Niño, com o início do La Niña previsto para o mês seguinte

Sai o El Niño e entra a La Niña

757
Foto do autor
16/06/2024 |

A segunda semana de junho será caracterizada por chuvas nas regiões Norte, Nordeste e Sul do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperadas pancadas que podem ultrapassar 60 mm nas regiões Norte e Nordeste, e 70 mm na região Sul.

Publicidade
Banner publicitário

De acordo com o Inmet, junho marca o fim do fenômeno El Niño, com o início do La Niña previsto para o mês seguinte. Na Região Norte, as maiores acumulações de chuva são esperadas no noroeste do Amazonas, norte do Pará, Roraima e áreas do leste do Amapá, podendo superar 60 mm. Nas demais áreas, os volumes de chuva devem ser inferiores a 40 mm.

Na Região Nordeste, a previsão é de pancadas de chuva na faixa leste, com acumulados que podem superar 60 mm. Na faixa norte da região, são esperadas chuvas com menores volumes, enquanto o interior deve ter tempo quente e seco. Já na Região Sul, a previsão de chuvas se concentra nos estados do Paraná e Santa Catarina.

O El Niño é um fenômeno que envolve o aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na região equatorial. Ele ocorre em intervalos irregulares, geralmente a cada cinco a sete anos, e sua duração média varia de um a um ano e meio.

De junho de 2023 a abril de 2024, o fenômeno El Niño teve um impacto significativo nas condições de seca no Brasil. Na Região Norte, a seca se intensificou, passando de fraca a extrema em algumas áreas. Em contraste, na Região Sul, as áreas de seca moderada a extrema desapareceram gradualmente. No Nordeste, houve incidência de seca grave, que começou a recuar a partir de março de 2024.

Em maio, o fenômeno El Niño também desempenhou um papel crucial nos eventos de inundação de excepcional magnitude, resultando no maior desastre já registrado no Rio Grande do Sul.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #fenômeno # el niño
# la niña # clima # previsão do tempo
Publicidade
Banner publicitário