Uma grande massa de ar quente úmido predomina sobre o Brasil. O calor e a umidade do ar elevada são os ingredientes básicos para a formação de nuvens carregadas que podem provocar temporais. Estas nuvens se formam em quase todos os estados do país e a chuva ocorre principalmente à tarde e à noite.
Previsão do tempo para o Brasil para 10/01/2024 -quarta-feiraRegião SulO calor, a umidade do ar elevada, uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e a passagem de uma frente fria pela costa catarinense geram nuvens carregadas sobre o Sul do Brasil, com potencial para chuva forte.
No Paraná, em Santa Catarina, no centro-norte e nordeste do Rio Grande Sul, o sol predomina de manhã, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia com calor e as pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite. Tem risco de chuva moderada a forte em todos os estados, incluindo as capitais Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.
No sudoeste do Rio Grande do Sul, região de Alegrete, Uruguaiana, o dia será de muita chuva e risco de alagamentos e transtornos. No centro, oeste e sul gaúcho, chove a qualquer hora e tem risco de temporal.
Região SudesteNuvens carregadas crescem sobre o Sudeste do Brasil por causa do calor e do ar úmido que predomina sobre a Região.
A única região onde não deve chover é o extremo norte de Minas Gerais, região próxima da Bahia, onde o sol aparece forte o dia todo.
Nas demais áreas de Minas Gerais, no interior do Rio De Janeiro e no sul do Espírito Santo, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora, mas intercalada com períodos de sol.
Em Vitória e no centro e norte capixaba, no litoral do Rio de Janeiro, no litoral norte de São Paulo e na Baixada Santista, o dia é com sol, calor e chuva passageira.
Na Grande São Paulo e no interior paulista, o sol aparece forte, a nebulosidade aumenta junto com o calor e as pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte.
Risco de chuva moderada a forte na Grande SP e Grande BH
São Paulo pode ter o dia mais quente do ano.
Região Centro-OesteNuvens carregadas crescem sobre o Centro-Oeste por causa do calor e da umidade do ar elevada que predominam sobre a Região.
Apenas a região pantaneira no oeste/noroeste de Mato Grosso do Sul (região de Corumbá) passam o dia com muito sol, calor em torno dos 40°C, mas sem chuva. Nas demais áreas deste estado, o sol também fica forte o dia todo e ocorrem algumas pancadas de chuva à tarde e à noite.
Em Goiás, em Mato Grosso e no Distrito Federal, o dia é com muitas nuvens, pancadas de chuva a qualquer hora e períodos com sol.
Região Nordeste
Um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) diminui a nebulosidade e as condições para chuva em parte do Nordeste.
O sol aparece forte no decorrer do dia em todos os estados do Nordeste. Pancadas de chuva e raios podem ocorrer a qualquer hora no Maranhão, no Piauí, no sertão do Ceará, de Pernambuco e na divisa da Bahia com o Piauí.
Chove de forma isolada na Paraíba e no centro-leste de Pernambuco, em Sergipe e em Alagoas.
O sol predomina o dia todo no Rio Grande do Norte, no oeste, centro, sul e leste da Bahia.
Região Norte
Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical influenciam o Amapá e aumentam as condições para chuva. O ar quente e úmido predomina sobre o Norte do Brasil e nuvens carregadas se formam sobre todo o Norte do Brasil.
No Acre, na fronteira de Rondônia com a Bolívia, no sul do Amazonas, em Roraima, no centro e norte do Pará, o sol aparece na maior parte do dia e as pancadas de chuva ocorrem à tarde e à noite.
As demais áreas da Região Norte têm períodos com sol, sempre junto de muitas nuvens e as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora.
Tem risco de chuva forte em quase toda a Região.