Uma frente fria passa pelo litoral do Rio Grande do Sul, se afastando em alto mar, mas ajuda a formar novas áreas de nuvens carregadas sobre o estado, que vão provocar chuva forte no decorrer do dia. Além da passagem desta frente fria, uma área de baixa pressão atmosférica se intensifica na costa de Santa Catarina e gera um ciclone extratropical na noite da quarta-feira. Nuvens de chuva forte também crescem sobre Santa Catarina e Paraná.
O ar úmido e quente está espalhado sobre o Brasil e muitas nuvens carregadas crescem também sobre grande parte do Sudeste, no Centro-Oeste, no Norte e em muitas áreas do Nordeste.
Previsão do tempo para o Brasil - 22/11/2023 - quarta-feira
Região Sul
Uma frente fria passa pelo litoral do Rio Grande do Sul, se afastando em alto mar, mas novas áreas de nuvens carregadas crescem sobre o estado. Um novo ciclone extratropical se forma na noite da quarta-feira na costa catarinense. Outras nuvens carregadas crescem também sobre Santa Catarina e Paraná.
O Rio Grande do Sul fica em alerta máximo para temporais no decorrer do dia. A chuva é volumosa sobre todas as regiões gaúchas.
Em Santa Catarina e no Paraná, ocorrem períodos com sol e as pancadas de chuva com raios são esperadas principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.
Região Sudeste
O ar úmido e quente predomina sobre a Região Sudeste do Brasil e nuvens carregadas crescem na maior parte da região.
O sol predomina no decorrer do dia na Grande Belo Horizonte, nas regiões mineiras do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha, no centro-norte do Rio De Janeiro e no Espírito Santo.
Em São Paulo, no oeste e sul de Minas Gerais, na zona da mata mineira, no Grande Rio e sul fluminense, o sol aparece na maior parte do dia e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, de forma.
Região Centro-Oeste
O ar quente e úmido predomina sobre o Centro-Oeste e nuvens carregadas crescem em quase toda a Região.
Em quase todas as outras áreas do Centro-Oeste, o sol aparece forte no decorrer do dia, a nebulosidade aumenta e pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte, mas em pequenas áreas.
No Distrito Federal e em Goiás, exceto no sul do estado, as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora do dia e podem ser fortes.
Região Nordeste
O ar úmido se espalhou sobre o Nordeste e mais nuvens de chuva se formam sobre a Região.
O sol e o tempo seco predominam no sertão da Paraíba, no interior do Rio Grande do Norte, no centro de Pernambuco, e da Paraíba, no sertão de Alagoas e de Sergipe, na Chapada Diamantina e no Planalto da Conquista, no sul da Bahia.
O restante do Nordeste tem sol e pancadas de chuva. A chuva é passageira pelo litoral, o Rio Grande do Norte ao sul da Bahia, no Ceará, no norte do Piauí e do Maranhão.
O interior do Maranhão, interior do Piauí, o Vale do São Francisco e o oeste da Bahia têm pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.
Região Norte
O ar quente e úmido que predomina sobre a Região Norte e nuvens carregadas crescem sobre quase o Norte do Brasil.
Quase toda a Região Norte, o sol aparece na maior parte do dia e há condições para pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, mas de forma isolada.
No oeste do Acre, e em Roraima, no Tocantins as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora. Há risco de chuva.