Região Norte terá temporais no final de semana

Até sexta-feira, o tempo segue firme e com baixa umidade
Imagem do autor
- Especial para Rural News
Publicado em 27/02/2024

Nesta semana, o tempo seco vai se intensificar e predominar sobre o interior da Bahia e nas áreas mais ao sul da região Norte são esperadas chuvas mais esparsas e com baixo acumulado, enquanto na faixa norte do Brasil estão previstas chuvas intensas e frequentes, desde o Amazonas, passando pelo centro-norte do Pará, extremo norte do Tocantins, Maranhão, metade norte do Piauí, Ceará, oeste de Pernambuco, oeste da Paraíba e do Rio Grande do Norte, devido às instabilidades associadas ao calor e umidade da Amazônia e principalmente devido a influência da ZCIT.

As precipitações intensas e frequentes já têm prejudicado o desenvolvimento e colheita das lavouras de soja em parte do Matopiba, especialmente no Maranhão, onde os períodos ensolarados têm sido muito escassos. A partir do final de semana a área de baixa pressão atmosférica no oceano, aliada a uma frente fria, vai ajudar a canalizar a umidade e as instabilidades novamente sobre metade norte do Brasil, onde estão previstos altos volumes de precipitação, entre os dias 2 e 6 de março. Pontualmente, algumas localidades podem receber mais de 100mm sobre o interior do Matopiba, inclusive na Bahia.
Tempo permanece seco, sem chuva, até o final de semana na região
Tempo permanece seco, sem chuva, até o final de semana na região

As chuvas devem provocar mais transtornos para as atividades de colheita e para o transporte por vias terrestres nestas áreas, já que o excesso das chuvas tem impactado também as estradas, especialmente no Matopiba. Nas demais áreas do interior da região Norte estão previstos volumes mais moderados, em torno de 50 a 70mm nas áreas mais atingidas.



Sobre o autor

Angela Ruiz colabora semanalmente com o portal RuralNews. É jornalista especializada em clima e agro e figurou na lista TOP 20 de melhores jornalistas do agronegócio em 2023. Também é editora do site agroclima da Climatempo Stormgeo Company e comanda o Agrotalk,  o podcast agro da Climatempo, que é a rádio oficial do CNMA. O podcast Agrotalk, do Climatempo, que também é exibido no nosso portal, vem desde 2018 contando histórias de produtores, trazendo soluções da cadeia do agro para os problemas enfrentados pelo produtor no seu dia a dia e contribuindo com a transferência de conhecimento e na tomada de decisões.  O Agrotalk é o espaço para estabelecer a conexão entre o campo e a cidade na melhoria da reputação da comunicação no Agro. São mais 8000 mil minutos de gravações e mais de 133 horas de conteúdo distribuídos em um número já alcançado de 218 episódios. Em 2023 o podcast Agrotalk foi eleito TOP 3 entre os mais admirados do Agronegócio categoria podcast é em 2022, a jornalista foi TOP 20, melhores jornalistas do Agro.

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.