Primeiro frio do outono está chegando

Confira as expectativas e os efeitos desta massa de ar frio sobre o Brasil.

A primeira queda de temperatura acentuada do outono será sentida no Brasil nos próximos dias. A massa de ar frio de origem polar que vai causar o primeiro frio de outono, chega ao país pelo interior do continente, o que aumenta seu poder de resfriamento e facilita o espalhamento do ar frio por áreas do interior do Sudeste e do Centro-Oeste.

Pela primeira vez em 2024 poderemos ter geada nos três estados da Região Sul do Brasil. Várias capitais do centro-sul do país poderão estabelecer novos recordes de baixa temperatura para este ano.

Frente fria e ciclone extratropical

A frente fria que vai trazer a massa de ar frio continental se forma na terça-feira, 16 de abril, entre o Brasil, o Uruguai e a Argentina, associada a um forte e grande ciclone extratropical.

Este ciclone extratropical não vai avançar para o Brasil, mas terá um papel importante na queda da temperatura nos próximos dias, pois ficará próximo da costa da Argentina até a quinta-feira, represando o ar gelado no norte deste país. Com a barreira do ciclone, o ar polar não vai conseguir escoar para o oceano e será direcionado para o Paraguai e interior da Região Sul.

O centro (região mais fria) da massa de ar frio de origem polar passará sobre o Sul do Brasil durante a quinta-feira, 18 de abril.

Quando ocorre a queda da temperatura?

Os efeitos dessa massa ar frio de origem polar serão sentidos gradualmente em vários estados do Brasil entre a noite do dia 16 de abril e a segunda-feira, 20 de abril.

Região Sul

Frio acentuado entre os dias 17 e 20 de abril

Região Sudeste

São Paulo: queda da temperatura entre 18 e 20 de abril;Rio De Janeiro: queda da temperatura entre 18 e 20 de abril; Sul de Minas Gerais/Zona da Mata Mineira: queda da temperatura entre 18 e 20 de abril; Triângulo Mineiro também terá resfriamento suave nestes dias; região de Belo Horizonte e centro-norte de Minas devem sentir ligeira queda da temperatura nos dias 19 e 20 de abril. Espírito santo terá ligeira queda da temperatura nos dias 19 e 20 de abril

Região Centro-Oeste

Mato Grosso do Sul: ar frio atua entre os dias 17 e 19 de abril; Mato Grosso: queda da temperatura suave no sul e oeste do estado (inclui Cuiabá e Rondonópolis) entre 17 e 19 de abril;Goiás: ligeira queda da temperatura entre 18 e 20 de abril, especialmente no sul do estado;Distrito Federal: ligeira queda da temperatura nos dias 19 e 20 de abril

Geada

Pela primeira vez este ano, há expectativa de frio intenso suficiente para causar geada, mas apenas na Região Sul do Brasil. O fenômeno deve ocorrer nos dias 18 e 19 de abril, nas áreas mais elevadas da serra do Rio de Grande do Sul, de Santa Catarina e do sul do Paraná. Não há condições para geada no Sudeste e nem no Centro-Oeste.

Recorde de baixa temperatura

Embora não seja muito forte, esta massa de ar frio continental tem potencial para produzir as mais baixas temperaturas deste 2024, até agora, em muitas áreas da Região Sul, do Sudeste e em alguns locais do Centro-Oeste.

As capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande podem registrar as recorde de menor temperatura na passagem desta massa polar.

Veja as menores temperaturas nestas capitais até o dia 14/4/2024

Porto Alegre: 15,3°C em 6/3/24

Florianópolis - falta de dados

Curitiba: 13,2°C em 26/1/24

São Paulo: 15,8°C em 24/1/24

Rio de Janeiro: 18,3°C em 24/1/24 (Jacarepaguá)

Belo Horizonte: 18,0°C em 24/1/24

Vitória: 22,1°C em 1/1/24 e 24/1/24

Campo Grande: 17,9°C em 29/1/24

Cuiabá: 20,6°C em 28/1/24

Goiânia: 19,5°C em 3/2/24

Brasília: 16,3°C em 27/2/24




TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.