Previsão para sexta-feira indica chuva no Sul e tempo seco
Previsão para sexta-feira alerta para chuva no Sul, tempo seco no Centro-Oeste e pancadas fortes no litoral do Nordeste e Norte

Previsão para sexta-feira tem alerta de baixa umidade e ventos fortes. Foto: Canva

A previsão para sexta-feira, 1º de agosto, indica um cenário climático contrastante no país, segundo a Climatempo. De um lado, a chuva retorna ao sul do Rio Grande do Sul e se espalha por áreas do Norte e do litoral nordestino. Do outro, o tempo firme predomina no Centro-Oeste, no interior do Sudeste e em parte do Sul. Nestas regiões, a umidade do ar permanece abaixo do ideal, com alertas para índices inferiores a 30% e ventos moderados a fortes.
Região Sul:
No Sul, a instabilidade avança novamente sobre o Rio Grande do Sul, especialmente no oeste, na Campanha e no sul do estado, onde são esperadas pancadas moderadas a fortes. Enquanto isso, o tempo firme continua no norte gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná.
A atenção se volta para o norte paranaense, onde os níveis de umidade do ar devem cair abaixo de 30%. Além disso, há previsão de rajadas de vento de até 70 km/h no centro-oeste do RS.
Região Sudeste:

Brasília, Goiânia, Cuiabá e Campo Grande com alerta para umidade entre 20 e 12%. Foto: Climatempo
No Sudeste, o sol predomina em todos os estados. No entanto, o principal alerta é para a baixa umidade relativa do ar. Já no interior de São Paulo e Minas Gerais, especialmente no noroeste paulista e no Triângulo Mineiro, os índices podem cair abaixo de 20%. Portanto, é importante adotar medidas de prevenção contra os efeitos do ar seco.
Região Centro-Oeste:
A sexta-feira será de tempo firme e seco em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal. Em toda a região, os índices de umidade devem permanecer abaixo de 30%. No entanto, áreas como o centro-norte de MS, o leste de MT e praticamente todo o estado de Goiás podem registrar valores ainda menores, próximos de 20%. Também há previsão de ventos no sudoeste de MS.
Região Nordeste:
A frente fria que atua sobre a Bahia mantém as condições para pancadas fortes no litoral nordestino. Cidades como Salvador, Aracaju e outras áreas do litoral de Sergipe devem ter volumes significativos. Da mesma forma, o litoral do Rio Grande do Norte também poderá registrar chuva expressiva. Em contrapartida, o interior da região seguirá com tempo seco e baixa umidade durante a tarde.
Região Norte:
A Zona de Convergência Intertropical continua favorecendo a formação de nuvens carregadas no centro-norte da Região Norte. Assim, são esperadas pancadas de chuva no Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. Por outro lado, o sul do Pará e o Tocantins ainda devem enfrentar tempo firme e índices de umidade abaixo de 30%.
