Previsão indica o dobro da média de chuva no RS em 5 dias

A perspectiva de chover 300 mm em 5 dias, significa dobrar a média em grande parte do estado.

Imagine que Caxias do Sul, na serra gaúcha, é uma piscina onde cabem cerca de 150 mm de água em maio. Se pusermos mais do que os 150 mm, por exemplo, 155 mm, ela vai transbordar.

Mas só do dia 1 ao dia 8, já choveu aproximadamente 450 mm, que é o triplo da chuva normal para todo o mês de maio! Então, a piscina já transbordou faz tempo.

E ainda tem previsão de chover cerca de 300 m de quinta, 9, até a segunda, 13 de maio. Não cabe mais água no solo e nem nos rios. Esse volume de chuva vai ter que ser escoado para outras áreas.

Mas não é só Caxias do Sul que recebeu o triplo da chuva normal para maio em apenas 8 dias. Em praticamente todo o Rio Grande do Sul já choveu pelo menos do dobro do normal só com a chuva da primeira semana do mês. A média normal de chuva em maio, em quase todo o estado, varia de 140 mm a 180 mm. No litoral sul, a média fica entre 100 mm e 140 mm.

Então, a perspectiva de chover 300 mm em 5 dias, significa dobrar a média em grande parte do estado.

O que se espera para os próximos cinco dias, são novos eventos de chuva generalizada e forte sobre o Rio Grande do Sul. Mas os maiores volumes vão cair na serra gaúcha, onde nascem os rios que depois vão para os Vales (Jacuí, Taquari) e parte desta água vai para o Guaíba.


Volume de chuva previsto para o Rio Grande do de 10 a 13 de maio de 2024

Climatologia de precipitação de maio no Rio Grande do Sul

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.