Temporais no Sul, pancadas no Norte e calor intenso com baixa umidade no Centro-Oeste e Sudeste nesta terça-feira
Nesta terça-feira, o Brasil terá grande variação climática, segundo a Climatempo. No Sul, áreas do RS, SC e PR enfrentam risco de temporais. Além disso, o Norte terá pancadas de chuva, especialmente no Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.
Entretanto, o Centro-Oeste e o Sudeste registram calor intenso e baixa umidade, com temperaturas chegando a 40 °C em alguns pontos. Por sua vez, no Nordeste, o litoral entre AL e PE terá chuva, mas o interior segue quente e seco.
No RS, SC e PR, a presença de uma área de baixa pressão e o deslocamento de um cavado meteorológico reforçam a instabilidade. Assim, há risco de temporais com raios e rajadas de vento em planaltos, vales e sudoeste paranaense.
Nas demais áreas, podem ocorrer fortes pancadas de chuva ao longo do dia, enquanto no litoral paranaense a intensidade varia entre fraca e moderada. No norte do PR, entretanto, o calor predomina à tarde, com apenas pancadas isoladas.
No Sudeste, as temperaturas sobem e o ar seco se intensifica durante o dia. Em algumas áreas do leste paulista, Triângulo Mineiro e interior de Minas Gerais, a umidade relativa pode cair abaixo de 12%, indicando situação emergencial.
As máximas chegam a superar 35 °C, com sensação térmica ainda maior. Apenas pancadas isoladas no leste de São Paulo e Minas Gerais ocorrem, sem volumes significativos.
No Centro-Oeste, o calor predomina em grande parte da região. No noroeste de Mato Grosso e em partes do oeste e sul de Mato Grosso do Sul, há condições para pancadas de chuva fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento, enquanto no extremo sul de MS, temporais isolados podem ocorrer ainda no fim da manhã. Nas demais áreas, o destaque é o calor intenso e o ar seco, com temperaturas chegando a 40 °C em algumas cidades.
A circulação de ventos oceânicos mantém pancadas de chuva entre Maceió/AL e Recife/PE. Entretanto, o interior nordestino permanece com tempo firme, calor intenso e baixa umidade.
Durante as horas mais quentes, a umidade pode atingir níveis de alerta ou emergência. Além disso, os ventos sopram moderados a fortes, podendo superar 50 km/h.
O calor e a umidade continuam alimentando instabilidades, especialmente no Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, onde há risco de temporais. Por outro lado, pancadas isoladas ocorrem no Amapá e norte do Pará, sem chuva forte. Enquanto isso, o Tocantins permanece com tempo firme, calor e baixa umidade à tarde.