HOME | Clima e tempo | Clima

Como será o clima no Brasil em outubro?

Retorno gradual das chuvas e temperaturas acima da média em outubro podem afetar o desenvolvimento das lavouras em várias regiões do Brasil

Foto do autor Redação RuralNews
27/09/2025 |
2038

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indica grande variabilidade na chuva em outubro. Em grande parte do Sudeste, a precipitação deve ficar acima da média. Entretanto, Centro-Oeste, Norte e Sul apresentam volumes abaixo da média histórica.

Na Região Norte, as chuvas devem ficar até 50 mm abaixo da média no sudoeste do Pará, centro de Tocantins e áreas do Amazonas. Por outro lado, o Amapá, extremo norte do Pará, oeste do Acre e norte de Rondônia terão chuva acima da média. Além disso, outras áreas da região devem ficar próximas da média climatológica.

No Nordeste, as chuvas tendem a ficar em torno da média, embora o norte da Bahia, sul do Maranhão e Piauí possam registrar volumes acima da média. No Centro-Oeste, a precipitação fica abaixo da média em grande parte do Mato Grosso, noroeste de Goiás e Distrito Federal. Contudo, oeste e extremo sul do Mato Grosso e centro-leste do Mato Grosso do Sul terão chuva acima da média.

No Sudeste, a precipitação tende a ser superior à média em Minas Gerais, partes de São Paulo e quase todo o Rio de Janeiro. Já no Sul, o Paraná e áreas do norte e oeste de Santa Catarina terão chuva acima da média. Em contrapartida, o Rio Grande do Sul registra volumes até 75 mm abaixo da média.

Temperaturas devem permanecer acima da média

Em grande parte do país, as temperaturas devem ficar acima da média. No sudeste do Pará e Tocantins, podem variar entre 27 °C e 32 °C. Além disso, no Nordeste, ultrapassam 28 °C no oeste da Bahia, sul do Maranhão e Piauí. Próximo ao litoral, ficam entre 26 °C e 28 °C.

No Centro-Oeste, norte e leste do Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul podem passar de 28 °C. Enquanto isso, no Sudeste, a média fica acima de 22 °C, com máximas acima de 25 °C em Minas Gerais e São Paulo. No Sul, a região central do Rio Grande do Sul terá temperaturas inferiores a 20 °C. Entretanto, no norte e leste do Paraná, podem superar 24 °C.

Possíveis impactos nas lavouras

No Norte, altas temperaturas e chuva abaixo da média podem prejudicar cacau, açaí e fruticultura tropical. Em contrapartida, no Amapá, norte e sudoeste do Amazonas, norte do Pará e Rondônia, a chuva acima da média favorece culturas agrícolas e pastagens.

No Nordeste, chuvas próximas da média e calor beneficiam feijão e milho em fase de enchimento de grãos. Porém, a maior evapotranspiração exige atenção ao manejo da irrigação e pode gerar déficit hídrico em áreas de sequeiro.

No Centro-Oeste, chuvas dentro ou acima da média favorecem a colheita do milho segunda safra e do algodão. No entanto, no Mato Grosso, norte de Goiás e Distrito Federal, a precipitação abaixo da média aumenta o risco de restrição hídrica e pode comprometer a germinação das plantas.

Já no Sudeste, precipitação adequada ajuda no crescimento de café e cana-de-açúcar, além de favorecer o início do plantio de verão. Já no Sul, chuva abaixo da média no Rio Grande do Sul favorece trigo, aveia, cevada e canola. Enquanto isso, Santa Catarina e Paraná se beneficiam com a semeadura da soja.

TAGS: #Clima # Brasil
# Outubro #
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.

ATENÇÃO! Esse site usa cookies - Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.