Previsão do tempo para sexta-feira indica calor e chuva
Previsão do tempo indica calor no Centro-Oeste, frio no Sul e chuva no Sudeste

Massa polar mantém frio no Sul e calor predomina no Centro-Oeste. Foto: Canva

Segundo a Climatempo, nesta sexta-feira, o Brasil terá diferentes padrões climáticos. Enquanto o Sul enfrenta frio e tempo firme, o litoral do Sudeste terá chuvas concentradas.
Ao mesmo tempo, o Centro-Oeste segue com calor intenso e baixa umidade. No Norte e Nordeste, o tempo varia entre seco e chuva isolada, com risco de temporais e atenção para a baixa umidade em algumas regiões.
Região Sul
A atuação da massa de ar polar mantém o tempo firme na maior parte do Sul. No entanto, cidades do litoral paranaense ainda podem registrar chuva fraca e passageira devido à entrada de umidade do oceano. Além disso, entre o oeste e noroeste do Paraná, há chance de pancadas no final do dia, provocadas por instabilidades vindas do Paraguai.
As temperaturas permanecem mais baixas no Rio Grande do Sul, enquanto Santa Catarina segue com sensação amena. Nas áreas elevadas, da serra geral, no sudeste gaúcho e na serra catarinense, a formação de geada isolada é possível nas primeiras horas da manhã.
No Paraná, embora o frio predomine no sul e leste do estado, a metade norte terá calor intenso e baixa umidade.
Região Sudeste
No Sudeste, os ventos associados à massa polar mantêm tempo instável e maior nebulosidade no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Dessa forma, entre o litoral sul paulista e a região metropolitana do RJ, a chuva pode se intensificar em alguns momentos. No interior paulista, a entrada de ventos mais frescos do oceano provoca ligeiro declínio das temperaturas e possibilidade de pancadas isoladas à tarde.
Por outro lado, no norte e noroeste paulista, assim como no Triângulo Mineiro, o calor predomina, com umidade abaixo de 12%. Enquanto isso, no litoral do Espírito Santo, há chance de pancadas isoladas durante o dia.
Região Centro-Oeste
No Centro-Oeste, predomina tempo aberto, com sol e calor intenso em praticamente toda a região. Exceção feita a algumas cidades do extremo sul de Mato Grosso do Sul e do noroeste de Mato Grosso, que podem registrar pancadas de chuva à tarde.
A baixa umidade do ar permanece crítica, abaixo de 20% em muitas áreas e chegando a níveis de emergência (abaixo de 12%) nas horas mais quentes. Em particular, em Mato Grosso, Goiás e norte de Mato Grosso do Sul, as temperaturas podem alcançar ou superar 40 °C.
Região Nordeste
No Nordeste, algumas cidades da costa leste ainda podem registrar chuva isolada, porém a tendência é de tempo mais estável na maior parte da região. Entre Maceió/AL e Recife/PE, há risco de chuva mais intensa. No Maranhão, pancadas isoladas podem ocorrer à tarde. Enquanto isso, no interior, predomina calor e baixa umidade, com risco elevado de queimadas.
Região Norte
Na Região Norte, os maiores volumes de chuva se concentram sobre Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, com risco de temporais. Já no Pará, Tocantins e Amapá, o tempo permanece firme, com predomínio de sol e calor intenso.
