Previsão do tempo para o final de semana (22 e 23 de novembro) no Brasil
Frente fria avança pelo país e intensifica as nuvens de tempestade, trazendo chuva forte e instabilidades em várias regiões neste fim de semana.
Fim de semana terá frente fria com chuva forte no Sul, instabilidades no Sudeste e temporais no Norte e Nordeste. Foto: Canva
A Climatempo aponta que o fim de semana será marcado pelo avanço de uma frente fria que organiza áreas de instabilidade em diferentes regiões do país. Assim, o Sul registra chuva forte e ventos mais intensos, enquanto o Sudeste, Norte e Nordeste enfrentam pancadas frequentes. Por outro lado, o Centro-Oeste alterna períodos de sol e chuva isolada, mantendo temperaturas elevadas.
Região Sul
No sábado (22), a frente fria mantém o dia instável no Rio Grande do Sul, especialmente no litoral, na Região Metropolitana de Porto Alegre e na faixa norte, onde a chuva aparece com forte intensidade e risco de trovoadas. Em Santa Catarina, as instabilidades avançam pelo leste e, assim, aumentam o risco de temporais. Já no Paraná, o leste, o litoral e o sul registram pancadas intensas, além de rajadas de cerca de 40 km/h.
Nas demais áreas, o tempo segue firme, mas o calor predomina no Paraná, no extremo norte catarinense e no oeste gaúcho. Por outro lado, as serras têm temperaturas mais amenas.
No domingo (23), a frente fria se afasta, porém ainda provoca chuva moderada no nordeste gaúcho. Em SC e PR, o sistema mantém pancadas e temporais isolados entre áreas litorâneas. Além disso, as temperaturas diminuem em grande parte da região.
Região Sudeste
No sábado, a manhã começa firme, mas as instabilidades ganham força a partir do meio do dia. O sul, o interior e o litoral de São Paulo registram pancadas moderadas a fortes. Além disso, o sul de Minas, o Triângulo Mineiro e o oeste mineiro também enfrentam chuva devido ao calor e à umidade elevada. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, as pancadas ocorrem à tarde.
Em São Paulo (capital), a mínima chega a 17°C, e a máxima sobe para 29°C, com pancadas isoladas no período da tarde.
No domingo, o sul e o litoral de São Paulo amanhecem instáveis. Durante a tarde, a chuva ganha força no interior paulista, na Zona da Mata e no centro mineiro. Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo também registram risco de temporais. Por fim, a capital paulista deve ter máxima de 24°C.
Região Centro-Oeste
O sábado será quente e úmido em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Nessas áreas, o calor associado à baixa pressão no Paraguai favorece pancadas moderadas a fortes, além de temporais no norte e centro-oeste da região. No entanto, o sul de MS permanece seco e quente.
No domingo, Goiás e Mato Grosso têm chuva desde cedo, enquanto MS será atingido a partir do fim da manhã. À tarde, as pancadas se intensificam, mas diminuem no período da noite. Ainda assim, o calor continua predominante.
Região Nordeste
A Bahia concentra a chuva mais intensa do sábado, com risco de temporais em Salvador e no litoral sul. Além disso, Maranhão, Piauí, Sergipe e Pernambuco registram pancadas fortes ao longo do dia. Em contraste, áreas do RN, PB, CE e norte de PE apresentam queda intensa da umidade, chegando abaixo de 30%.
No domingo, o sul e o oeste da Bahia permanecem com chuva forte. Por outro lado, Salvador já apresenta redução nos volumes. Maranhão e Piauí seguem instáveis, enquanto o restante do Nordeste enfrenta muito calor e baixa umidade.
Região Norte
O sábado é marcado por temporais no Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, com risco de chuva forte e trovoadas. Além disso, Tocantins e o oeste e centro-sul do Pará também registram instabilidades. No Amapá, a chuva ocorre de forma fraca a moderada, principalmente ao norte.
No domingo, a instabilidade continua no Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. Em paralelo, Pará e Tocantins mantêm chuva no oeste e sul, enquanto o nordeste paraense e o Amapá ficam com tempo mais firme.
