Previsão do tempo para esta sexta-feira, 23 de maio
Frente fria ainda provoca instabilidade no Sudeste, enquanto o ar seco predomina no interior do país
Previsão indica tempo seco no interior e risco de chuva forte no litoral do país. Foto: Canva
A previsão do tempo para esta sexta-feira, 23 de maio, mostra um cenário de contrastes no Brasil, segundo a Climatempo. Enquanto uma frente fria ainda provoca chuvas expressivas no litoral do Sudeste e do Nordeste, o ar seco continua predominando sobre o interior do país, mantendo o tempo firme e os níveis de umidade bastante baixos, especialmente no Centro-Oeste. No Sul, o frio persiste e há risco de geada em áreas de maior altitude.
Na região Sul, a infiltração de umidade vinda do oceano mantém a ocorrência de chuva fraca e contínua no leste do Paraná e de Santa Catarina, com sensação de frio durante todo o dia. No Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina, mas as temperaturas seguem baixas devido à presença de uma massa de ar frio. Há risco de geada nas áreas mais elevadas da serra gaúcha.
Na região Sudeste, o destaque é para o litoral paulista, onde cidades como Itanhaém, Peruíbe e Ubatuba podem registrar volumes de até 80 mm. No estado do Rio de Janeiro, municípios como Paraty e Angra dos Reis têm previsão de acumulados de até 50 mm. Nas demais áreas fluminenses, a chuva será fraca durante o dia, com possibilidade de intensificação à noite. No centro-sul do Espírito Santo, pode chover de forma fraca e isolada. Já no interior de São Paulo e em Minas Gerais, o sol predomina, com destaque para o oeste desses estados, onde a umidade do ar pode cair abaixo dos 30%.
Na região Centro-Oeste, o bloqueio atmosférico mantém o tempo seco e quente. A Climatempo alerta para índices críticos de umidade, inferiores a 30% durante a tarde, principalmente no sul do Mato Grosso, centro-norte do Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Não há previsão de chuva.
Na região Nordeste, as pancadas de chuva continuam entre o sul da Bahia e o litoral de Pernambuco, com destaque para capitais como Salvador, Aracaju, Maceió e Recife, onde a chuva pode ser moderada a forte. Do litoral da Paraíba ao Ceará, a precipitação ocorre de forma isolada ao longo do dia. No interior do Nordeste, o tempo seco predomina, com baixa umidade no oeste baiano e no sul do Piauí.
Na região Norte, há risco de temporais no noroeste do Amazonas, em Roraima e no norte do Amapá. Pancadas de chuva também são esperadas no centro-oeste do Acre, sul e centro-sul do Amazonas e no centro-norte do Pará. As demais áreas terão tempo firme, com destaque para o sul do Tocantins, onde a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30%.
