Previsão do tempo de sexta-feira alerta para chuva e ventos
Chuva ganha força no Sul, ventos e ar seco marcam Sudeste e Centro-Oeste nesta sexta-feira
Sul registra pancadas de chuva, enquanto Sudeste e Centro-Oeste enfrentam ventos fortes. Foto: Canva
Na sexta-feira (24/10), o Brasil terá um clima bastante variado. Segundo a Climatempo, a previsão indica chuva ganhando força no Sul, ventos fortes e ar seco em parte do Sudeste e do Centro-Oeste, além de instabilidades isoladas no Norte e Nordeste.
Região Sul
No Rio Grande do Sul, uma área de baixa pressão entre o Paraguai e o norte da Argentina favorece a chegada de calor e umidade, intensificando a instabilidade em parte do estado. Assim, à tarde, regiões oeste, campanha e sul gaúcho podem ter pancadas de chuva moderada a forte, com raios e trovoadas.
Por outro lado, nas demais áreas, o tempo permanecerá firme, mas com rajadas de vento superiores a 50 km/h e ar seco derrubando a umidade para níveis críticos.
Em Santa Catarina e Paraná, o tempo será firme na maior parte do dia. No entanto, haverá chance de chuva fraca apenas no litoral norte catarinense e paranaense. Além disso, o noroeste paranaense terá calor à tarde, com máximas acima de 30 °C e queda acentuada da umidade no interior.
Região Sudeste
Em São Paulo, o dia será de sol e calor, com mínima de 12 °C e máxima de 28 °C. À medida que a tarde avança, a umidade cairá para valores críticos, especialmente no interior, podendo ficar abaixo de 20 %.
Além disso, a Grande SP terá rajadas de vento entre 40 e 50 km/h. Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro podem ter chuva isolada a moderada, pois a circulação marítima favorece o aumento da nebulosidade nessas áreas.
Região Centro-Oeste
A presença de alta pressão garante tempo firme, calor e ar seco em grande parte da região. Dessa forma, a umidade relativa à tarde pode cair abaixo de 30 % em muitas áreas. No entanto, no noroeste de Mato Grosso, instabilidades vindas do Norte podem provocar pancadas de chuva com raios e rajadas de vento, incluindo eventual episódio mais forte.
Região Nordeste
O litoral da Bahia, especialmente entre o sul e o recôncavo, mantém potencial para chuva forte e persistente devido à circulação marítima e à presença de cavado atmosférico. No interior, entretanto, o tempo seguirá aberto, com calor e baixa umidade, exigindo atenção para a aridez do período.
Região Norte
Os temporais se concentram pelo Amazonas, Acre, Rondônia e sul de Roraima, com chuva ganhando intensidade já pela manhã. No Pará, instabilidades localizadas podem surgir no oeste. Por fim, Amapá e Tocantins terão sol e calor, sendo que o Tocantins registra alerta para baixa umidade à tarde.
