Previsão de temporais persiste no Centro e Norte do país
Para esta quarta-feira (26/02), o INMET emitiu avisos laranja para chuvas intensas por conta de áreas de instabilidade presentes em diversas regiões do país

Queda de granizo é uma possibilidade na região Sul.

Na maior parte do Brasil, as regiões Norte, Centro-Oeste e Sul estão em alerta para pancadas de chuva intensas nesta quarta-feira (26/02). Os estados sob maior atenção são o Acre (AC), Rondônia (RO), Mato Grosso (MT), sul do Amazonas (AM) e do Pará (PA), oeste do Tocantins (TO) e do Maranhão (MA), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Nessas localidades, avisos laranja para chuvas intensas foram emitidos pelo instituto, com grandes volumes previstos que podem chegar até 100 mm e ventos de 100 km/h.
Na faixa norte da região Nordeste, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o céu com muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas, com destaque desde o Maranhão até o Ceará.
As instabilidades devem se intensificar entre o litoral do Ceará (CE) e Pernambuco (PE) entre a noite de hoje (26/02) e amanhã (27/02), com acumulados de precipitação que podem chegar a 50 mm em 24 horas, e ventos de até 60 km/h,
Chuvas pontualmente podem ser fortes também para áreas de Minas Gerais (MG), como o Triângulo Mineiro, a capital Belo Horizonte, perto da divisa com São Paulo (SP) e até o sul do Rio de Janeiro (RJ). Por isso um aviso amarelo para tempestades foi emitido hoje.
O Sul do país também tem previsão de temporais, que podem chegar a 50 mm nesta quarta-feira (26/02).
O aviso amarelo (perigo potencial) do INMET abrange áreas do Rio Grande do Sul (RS), de Santa Catarina (SC) e do Paraná (PR), com possibilidade de queda de granizo.
