Pode chover forte hoje em todos os estados brasileiros

Pais tem formação de nuvens do tipo cumulonimbus, que geralmente provocam temporais.
Imagem do autor

Publicado em 07/03/2024

Boletins meteorológicos e análises da empresa Climatempo, divulgadas nesta quinta-feira (7), mostram condições para a chuva de moderada a fortes em todo o Brasil. O predomínio do ar quente e úmido sobre o país favorece a formação de nuvens do tipo cumulonimbus, que geralmente provocam temporais.

A ocorrência de chuva forte nesta época do ano é comum em todo o Brasil.Uma frente fria começa a se afastar da Região Sudeste, na altura do litoral do Rio De Janeiro e do Espírito Santo, mas ainda vai estimular fortes áreas de chuva no Sudeste.As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical estimulam o aumento da chuva sobre parte do Norte e do Nordeste do Brasil
Meteorologia alerta para formação de nuvens do tipo cumulonimbus
Meteorologia alerta para formação de nuvens do tipo cumulonimbus

Região Sul

O ar quente úmido se espalha sobre o Sul do Brasil e nuvens carregadas crescem em todos os estados da Região. A temperatura está em elevação.
Na maioria das áreas da Região Sul, esta quinta-feira será com sol, aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. A chuva pode ser moderada a forte em muitas regiões dos três estados.

A região da Grande Florianópolis e o litoral sul catarinense terão sol, mas entre muitas nuvens.
No leste do Paraná, incluindo a grande Curitiba e o litoral paranaense e no Vale do Itajaí, o sol vai aparecer entre muitas nuvens, mas pode chover ao longo do dia, com fraca a moderada intensidade.

O mar segue agitado na costa da Região Sul.


Região Sudeste

Uma frente fria começa a se afastar da Região Sudeste, na altura do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, mas ainda vai estimular fortes áreas de chuva em muitas áreas do Sudeste. O ar quente e úmido predomina na Região e a sensação é de abafamento em todos os estados. O mar segue agitado na costa de todo o SudesteA maioria das áreas do Sudeste tem uma quinta-feira com períodos de sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.

Somente o extremo norte de Minas Gerais, região próxima à Bahia, terá sol e tempo seco, sem chuva.

Na Grande São Paulo, no sul do estado de São Paulo, na baixada Santista e litoral sul paulista, a chuva pode ocorrer com moderada intensidade
Alerta para chuva forte e volumosa, que pode causar transtornos no litoral norte de São Paulo, região do Vale do Paraíba, de Campinas e Pirassununga, em São Paulo, em todo o estado do Rio de Janeiro, no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira e no sul do Espírito Santo.

Risco de chuva forte na região das capitais Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte.



Região Centro-Oeste

Nuvens carregadas crescem sobre todos os estados do Centro-Oeste por causa do ar úmido e quente que predomina sobre a Região.A maioria das áreas do Centro-Oeste tem uma quinta-feira com sol, calor e várias pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.

No leste e sul de Mato Grosso do Sul, no leste de Goiás (divisa com Minas), pode chover também pela manhã.

Risco de chuva moderada a forte em todas as capitais do Centro-Oeste.



Região Nordeste

A presença das áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical e do ar quente e úmido sobre o Nordeste gera nuvens carregadas sobre todos os estados.A maioria das áreas do interior do Nordeste tem um dia com períodos de sol e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite. Mas em toda a faixa litorânea, da Zona da Mata e Agreste, de Sergipe até o Maranhão, as pancadas de chuva poderão ocorrer a qualquer hora e pode chover forte também nas capitais. Há risco de raios em todos os estados.

Atenção especial para o risco de chuva volumosa no litoral do Ceará

Dia com sol e tempo seco, sem chuva, no oeste da Bahia e em todo o Vale do São Francisco.



Região Norte

Nuvens carregadas se formam sobre o Norte do Brasil por causa da grande disponibilidade de ar quente e úmido e a influência da Zona de Convergência Intertropical na costa norte do Brasil.Quase toda a Região Norte tem uma quinta-feira com períodos de sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte em todos os estados.

No Acre, em Rondônia, no centro-oeste e sul do Amazonas, no litoral do Amapá e do Pará, a chuva é mais frequente e o risco de chuva forte é maior..
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.