Pancadas de chuva pode ser fortes em muitas áreas do Brasil

A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera favorece a formação de muitas nuvens sobre o Sul e o Sudeste.
Imagem do autor

Publicado em 16/02/2024

A segunda quinzena de fevereiro vai começar mantendo os padrões observados nos últimos dias: muita umidade e calor no Brasil. As nuvens carregadas crescem por todo o país por causa da grande disponibilidade de umidade.

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva na costa norte do Brasil.

Uma depressão subtropical se formou na noite da quinta-feira, 15/2, na costa do Rio De Janeiro, a cerca de 235 km afastada do continente, e os efeitos, como vento forte, são sentidos principalmente em alto-mar.


Previsão do tempo para o Brasil para 16/02/2024 -sexta-feira


Região Sul

O ar úmido que está sobre o Sul do Brasil e a circulação de ventos em níveis médios da atmosfera facilita a formação de nuvens de chuva sobre a maior parte da Região.

A sexta-feira é com sol e sem chuva apenas no sudoeste do Rio Grande do Sul, região de Alegrete, de Uruguaiana.


No leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba, o dia fica nublado, com temperatura amena e chuviscos ocasionais.



A Grande Porto Alegre, a região do Vale do Caí, Vale do Taquari, o planalto e a serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ficam em alerta para temporal.


Pancadas de chuva e períodos com sol são previstos para o vale do Itajaí e para a Grande Florianópolis, mas que não deve, causar transtornos



O restante da Região Sul tem períodos com sol e pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.



Região Sudeste

Grandes áreas de chuva podem crescer sobre o Sudeste do Brasil por causa do ar quente e úmido que está por toda a Região e da circulação ciclônica de ventos em vários níveis da atmosfera. A circulação ciclônica, isto é, no sentido horário, ajudar a concentrar o ar úmido e facilita a formação das nuvens carregadas.

Se este ciclone se formar, a chuva forte vai ocorrer sobre o oceano e não vai afetar diretamente o litoral do Sudeste. Mas os ventos fortes deste ciclone sobre o oceano vão deixar o mar agitado nas praias do Sudeste. Se houver a formação do ciclone, será no fim de semana.

A sexta-feira é de alerta para o risco de chuva forte em grande parte do Sudeste.

Nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, na maioria das áreas do estado do Rio de Janeiro e de São Paulo, o tempo fica instável, com muitas nuvens, várias pancadas de chuva com raios que podem ser moderadas a fortes. O sol pode aparecer de vez em quando, mas sempre junto de muita nebulosidade.



No centro-leste e sul de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, a região de Sorocaba, de Campinas, a Baixada Santista e do litoral sul paulista, a sexta-feira será com muitas nuvens e um pouco de sol, mas não deve chover. A temperatura fica amena.



Na região da cidade do Rio, a chuva deve ir parando durante a tarde.



Região Centro-Oeste

Nuvens carregadas crescem por todo o Centro-Oeste por causa do ar quente e úmido que está espalhado sobre a Região.

A maioria das áreas do Centro-Oeste tem sol forte no decorrer desta sexta-feira, aumento da nebulosidade e pancadas de chuva e raios à tarde e à noite. Muitas destas pancadas podem ser moderadas a fortes.



No leste de Mato Grosso do Sul, em Goiás e no Distrito Federal, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora e também pode chover com moderada a forte intensidade.



Em Goiânia, o total de chuva acumulado na primeira quinzena de fevereiro, segundo o Inmet, foi de 233,2 mm, praticamente a média normal de chuva para este mês, que é de 236 mm.



Região Nordeste



Nuvens carregadas continuam crescendo sobre o Nordeste do Brasil por causa do ar quente úmido que está sobre a Região e da presença da Zona de Convergência Intertropical, na costa norte do Brasil.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.