Pancadas de chuva em quase todo o Brasil

Uma frente fria se afasta do Brasil, na altura do sul da Bahia e outra frente fria chega ao litoral sul do Rio Grande do Sul

Condições meteorológicas sobre o Brasil



Uma frente fria se afasta do Brasil, na altura do sul da Bahia e outra frente fria chega ao litoral sul do Rio Grande do Sul.


O ar seco predomina sobre o Nordeste, no Amapá e na parte norte do Pará deixando estas áreas do país com poucas nuvens.


Após a passagem de uma frente fria pelo Sudeste e com enfraquecimento da alta pressão atmosférica sobre o interior do Brasil, o ar úmido se espalhou por quase todo o país, o que facilita a formação das nuvens de chuva.


Previsão do tempo para o Brasil para 29/09/2023 -sexta-feira



Região Sul



A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, a chegada de uma nova frente fria chega ao extremo sul gaúcho e a entrada de ventos frios e úmidos que sopram do mar para o continente estimulam a formação de muitas nuvens sobre a Região Sul.
No litoral sul do Rio Grande do Sul, o sol aparece, mas há possibilidade de chuva fraca a qualquer hora. No oeste, sul, centro e leste gaúcho, o sol aparece no decorrer do dia, com períodos de muitas nuvens, mas não tem previsão de chuva. Já no centro, norte e oeste do Rio Grande do Sul faz sol, mas tem risco de algumas pancadas de chuva a partir da tarde.


Atenção para chuva moderada a forte no centro, sul e leste do Paraná, no norte de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, que podem ocorrer a qualquer hora. No oeste, centro, sul e leste de Santa Catarina, no oeste/sudoeste e norte do Paraná, o sol aparece e as pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite.


Região Sudeste

A recente passagem de uma frente fria espalhou áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste e baixou a temperatura. Mas ontem (quinta), a temperatura ainda alcançou marcas em torno dos 40°C no norte e noroeste de Minas Gerais.
Para sexta-feira, há previsão de pancadas de chuva em todos os estados do Sudeste.


Na Zona da Mata e no interior do Rio De Janeiro, o dia fica nublado, com chance de garoa e temperatura amena. A Grande São Paulo e o leste de São Paulo amanhecem com céu nublado, mas o sol aparece pela manhã e pode chover um pouco à tarde, de forma isolada. No centro-leste e centro-oeste de São Paulo, o sol aparece o dia todo, mas pode chover rapidamente, em pequenas áreas.


No litoral de São Paulo e do Espírito Santo, o sol aparece entre muitas nuvens, mas chove rapidamente a qualquer hora. O litoral do Rio de Janeiro pode ter chuva fraca na madrugada e manhã, e depois tem períodos com sol entre muitas nuvens.


Em quase todo o estado de Minas Gerais (exceto na Zona da Mata), no interior do Espírito Santo e no norte/noroeste do estado de São Paulo, a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva com raios, mas principalmente à tarde e à noite.


Atenção para ressaca entre Santos, no litoral de São Paulo, e Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro.



Atenção para o risco de granizo isolado no centro-sul de Minas Gerais


Região Centro-Oeste



O ar úmido se espalhou sobre o Centro-Oeste e com o ar quente que já estava sobre a Região, nuvens carregadas voltaram a se formar.


O sol predomina e não chove apenas no extremo oeste de Mato Grosso do Sul, na fronteira com a Bolívia.


O sul de Mato Grosso do Sul tem sol na maior parte do dia, mas podem ocorrer pancadas de chuva passageiras.


Para o Distrito Federal, em todo o estado de Goiás e em Mato Grosso, nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Algumas pancadas podem ser com moderada a forte intensidade, mas de curta duração e em pequenas áreas.


Região Nordeste



A presença de ar seco por quase todo o Nordeste dificulta a formação e crescimento de grandes nuvens. Quase todo o Nordeste tem outro dia com muito sol e sem condições para chuva.


No extremo sul do Maranhão e do Piauí e no oeste e no litoral sul da Bahia, o sol aparece na maior parte do dia e podem ter algumas pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, moderadas a fortes.


Há previsão de pancadas de chuva passageiras no litoral desde Salvador até Natal.


Região Norte



Nuvens carregadas crescem sobre quase toda a Região Norte por causa da presença de ar úmido e quente .


No Amapá, no litoral, no norte e nordeste do Pará e no extremo norte do Tocantins, o sol aparece forte e não chove.


No Acre, no extremo sul do Amazonas e em Rondônia, as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora e podem ser fortes, intercaladas com períodos de sol.


Nas demais áreas do Amazonas, do Pará, de Rondônia, do Tocantins e em Roraima, o sol aparece forte por várias horas e há previsão de pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. A maioria destas pancadas são de curta duração e em pequenas áreas, mas algumas podem ser fortes.


Atenção para o risco de granizo isolado no sul do Amazonas, no Acre e em Rondônia


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.