Pancadas de chuva e períodos com sol pelo Brasil nesta sexta

O ar seco influencia muitas áreas do Sul do Brasil reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva
Imagem do autor

Publicado em 02/02/2024

O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil e é o combustível natural para a formação de nuvens carregadas, que provocam os raios e as fortes pancadas de chuva. Estas nuvens crescem nesta sexta-feira em quase todos os estados brasileiros.


Pancadas de chuva e períodos com sol pelo Brasil nesta sexta-feira (Foto: Indaiatuba (SP), por Aline Tochio)
Pancadas de chuva e períodos com sol pelo Brasil nesta sexta-feira (Foto: Indaiatuba (SP), por Aline Tochio)

O ar seco influencia muitas áreas do Sul do Brasil reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva.Uma frente fria se afasta da costa de São Paulo e do Rio De Janeiro.A Zona de Convergência Intertropical espalha nuvens carregadas sobre a costa norte do Brasil, entre o Amapá e o Ceará.



Previsão do tempo para o Brasil para 02/02/2024 - sexta-feira



Região Sul

O ar seco influencia várias áreas no Sul do Brasil afastando as nuvens de chuva.Dia com sol e sem chuva no Rio do Grande do Sul, no oeste, centro e sul de Santa Catarina, no oeste/sudoeste e sul do Paraná.As demais áreas do Paraná e de Santa Catarina têm muito sol, aumento de nebulosidade e pancadas de chuva com raios a partir da tarde.

Região Sudeste

O ar quente e úmido predomina sobre o Sudeste e nuvens carregadas crescem em grande parte da Região. Uma frente fria se afasta do litoral de SP e do RJ, mas a intensificação de ventos marítimos e a água do mar com temperatura acima da média ajudam a formar nuvens de chuva no litoral dos dois estados.Sol forte e calor no Vale do Jequitinhonha e no Noroeste de Minas Gerais. No Vale do Rio Doce e no Espírito Santo, o sol aparece o dia todo, mas pode chover rapidamente.O centro, oeste e noroeste de São Paulo tem sol forte e algumas pancadas de chuva isoladas à tarde e em parte da noite.As demais áreas do Sudeste têm períodos com sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Pode chover forte.Atenção: risco de chuva volumosa, com potencial para transtornos no Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, na serra e no sul do estado do Rio de Janeiro.Risco de chuva forte no litoral norte de São Paulo e Baixada Santista.



Região Centro-Oeste

O ar quente e úmido predomina sobre o Centro-Oeste e nuvens carregadas crescem sobre todo a Região.Dia com sol e tempo firme, sem chuva, só no extremo sul de Mato Grosso do Sul.No norte e noroeste de Mato Grosso, chove a qualquer hora e há risco de chuva forte.O restante do Centro-Oeste tem sol na maior parte do dia, com aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. A chuva pode ser moderada a forte.


Região Nordeste



O ar úmido se espalha mais sobre o Nordeste e nuvens de chuva voltam a crescer no centro-leste da Região, onde sol predominou nos últimos dias.As nuvens carregadas das Zona de Convergência Intertropical se espalham pela costa norte do Nordeste.Dia com sol forte e sem chuva no Vale do São Francisco (BA), no sul do Piauí, no sertão de Alagoas, agreste e centro de Pernambuco e no sertão da Paraíba.O Maranhão, o Piauí (exceto o sul do estado), sertão do Ceará têm pancadas de chuva e períodos de sol ao longo do dia e pode chover com moderada a forte intensidade.O sol aparece forte no restante do Nordeste, mas ocorrem pancadas de chuva. A chuva pode ser com raios e na região de Salvador.


Região Norte

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical espalham nuvens carregadas no Amapá e norte do Pará. Nuvens carregadas crescem por causa do ar quente e úmido que predomina no Norte do Brasil.Dia com sol forte e sem chuva em Boa Vista e no norte e leste de Roraima, no centro, norte e oeste do Amapá.No Acre, região de Porto Velho, no centro, oeste e sudoeste do Amazonas, norte do Pará e Tocantins, as pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.No restante da Região Norte, as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora, intercaladas com períodos de sol e pode chover forte.




TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Destaques
Mais lidas
1
Quedas e oscilações de energia causam prejuízo milionário no campo
2
Arroba do gado pronto tem queda em algumas praças brasileiras
3
Brasil ainda tem fortes pancadas de chuva nesta sexta
4
Soja encerra a semana com mais um dia de queda na Bolsa de Chicago
5
Mais um dia de forte queda para o complexo da soja em Chicago
6
Mau cheiro de navio com 19 mil bois do RS surpreende moradores da Cidade do Cabo
7
Brasil deve seguir com grande produção bovina em 2024 e elevar exportações
8
Conheça o AgroBanker, a nova carreira do agronegócio
9
PR está entre os os três maiores exportadores do agronegócio do país em janeiro
10
Calor volta a acelerar a maturação do tomate e preço cai nos atacados
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.