Pancadas de chuva e períodos com sol pelo Brasil nesta sexta

O ar seco influencia muitas áreas do Sul do Brasil reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva
Imagem do autor

Publicado em 02/02/2024

O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil e é o combustível natural para a formação de nuvens carregadas, que provocam os raios e as fortes pancadas de chuva. Estas nuvens crescem nesta sexta-feira em quase todos os estados brasileiros.


Pancadas de chuva e períodos com sol pelo Brasil nesta sexta-feira (Foto: Indaiatuba (SP), por Aline Tochio)
Pancadas de chuva e períodos com sol pelo Brasil nesta sexta-feira (Foto: Indaiatuba (SP), por Aline Tochio)

O ar seco influencia muitas áreas do Sul do Brasil reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva.Uma frente fria se afasta da costa de São Paulo e do Rio De Janeiro.A Zona de Convergência Intertropical espalha nuvens carregadas sobre a costa norte do Brasil, entre o Amapá e o Ceará.



Previsão do tempo para o Brasil para 02/02/2024 - sexta-feira



Região Sul

O ar seco influencia várias áreas no Sul do Brasil afastando as nuvens de chuva.Dia com sol e sem chuva no Rio do Grande do Sul, no oeste, centro e sul de Santa Catarina, no oeste/sudoeste e sul do Paraná.As demais áreas do Paraná e de Santa Catarina têm muito sol, aumento de nebulosidade e pancadas de chuva com raios a partir da tarde.

Região Sudeste

O ar quente e úmido predomina sobre o Sudeste e nuvens carregadas crescem em grande parte da Região. Uma frente fria se afasta do litoral de SP e do RJ, mas a intensificação de ventos marítimos e a água do mar com temperatura acima da média ajudam a formar nuvens de chuva no litoral dos dois estados.Sol forte e calor no Vale do Jequitinhonha e no Noroeste de Minas Gerais. No Vale do Rio Doce e no Espírito Santo, o sol aparece o dia todo, mas pode chover rapidamente.O centro, oeste e noroeste de São Paulo tem sol forte e algumas pancadas de chuva isoladas à tarde e em parte da noite.As demais áreas do Sudeste têm períodos com sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Pode chover forte.Atenção: risco de chuva volumosa, com potencial para transtornos no Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, na serra e no sul do estado do Rio de Janeiro.Risco de chuva forte no litoral norte de São Paulo e Baixada Santista.



Região Centro-Oeste

O ar quente e úmido predomina sobre o Centro-Oeste e nuvens carregadas crescem sobre todo a Região.Dia com sol e tempo firme, sem chuva, só no extremo sul de Mato Grosso do Sul.No norte e noroeste de Mato Grosso, chove a qualquer hora e há risco de chuva forte.O restante do Centro-Oeste tem sol na maior parte do dia, com aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. A chuva pode ser moderada a forte.


Região Nordeste



O ar úmido se espalha mais sobre o Nordeste e nuvens de chuva voltam a crescer no centro-leste da Região, onde sol predominou nos últimos dias.As nuvens carregadas das Zona de Convergência Intertropical se espalham pela costa norte do Nordeste.Dia com sol forte e sem chuva no Vale do São Francisco (BA), no sul do Piauí, no sertão de Alagoas, agreste e centro de Pernambuco e no sertão da Paraíba.O Maranhão, o Piauí (exceto o sul do estado), sertão do Ceará têm pancadas de chuva e períodos de sol ao longo do dia e pode chover com moderada a forte intensidade.O sol aparece forte no restante do Nordeste, mas ocorrem pancadas de chuva. A chuva pode ser com raios e na região de Salvador.


Região Norte

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical espalham nuvens carregadas no Amapá e norte do Pará. Nuvens carregadas crescem por causa do ar quente e úmido que predomina no Norte do Brasil.Dia com sol forte e sem chuva em Boa Vista e no norte e leste de Roraima, no centro, norte e oeste do Amapá.No Acre, região de Porto Velho, no centro, oeste e sudoeste do Amazonas, norte do Pará e Tocantins, as pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.No restante da Região Norte, as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora, intercaladas com períodos de sol e pode chover forte.




TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.