Nova Zona de Convergência deixa Estados em alerta na próxima semana

Climatempo alerta sobre a formação de nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS )para a próxima semana, com atuação a partir da quarta-feira, 24

Publicado em 19/01/2024

Chuva forte e volumosa é o que traz as ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) que atingiu o Rio Grande do Sul no início desta semana e vai ter atuação novamente mais ao norte de sua posição Climatológica, influenciando alguns estados da costa norte brasileira na próxima semana. Porém, segundo os meteorologistas do Climatempo, não teremos um padrão de tempo seco nos estados mais ao sul do país. Ainda teremos muita atenção ao longo dos próximos dias, por outros fatores.

Com a atuação da ZCAS mais ao norte, áreas do sudeste do Amazonas, sul do Pará, norte de Mato Grosso e Tocantins, assim como áreas do norte de Goiás, sul e oeste da Bahia, norte de Minas e do Espírito Santo, voltam a receber chuva persistente a partir da quarta, 24 e seguirão com potencial de muita chuva, pelo menos, até a segunda-feira, 29 de janeiro - mas com tendência de desconfiguração da ZCAS, a partir do domingo 28.
Nova ZCAS deixa estados brasileiros em alerta
Nova ZCAS deixa estados brasileiros em alerta

Segundo o Climatempo, a situação mais preocupante fica para as regiões do litoral e sul da Bahia e o norte de Minas Gerais. Enquanto o sistema irá atuar e influenciar no aumento das instabilidades para estas regiões, seguiremos com situação preocupante ainda para muita chuva em áreas do centro-sul brasileiro.
A circulação de ventos nos níveis médios e baixos da atmosfera vai seguir jogando bastante umidade desde o leste de Santa Catarina até parte do estado do Rio De Janeiro.

Com a atmosfera muito fria e as águas do oceano aquecidas, temos a formação de muitas nuvens carregadas, provocando temporais e volumes elevados de chuva, inclusive na Grande SP no dia 25 de janeiro - aniversário da cidade. Com essa condição térmica nos níveis médios da atmosfera é possível termos eventuais queda de granizo em vários locais.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.