Nova frente fria chega ao Sul e deve provocar temporais

O risco de temporais aumenta nesta segunda-feira, em todo o estado gaúcho, com possibilidade de chuva já durante o começo do dia na Fronteira Oeste, no sudoeste e sul gaúcho

Publicado em 18/12/2023

Segundo o Climatempo, a última segunda-feira de primavera, 18/12, vai se despedir com chegada de uma nova frente fria no Sul do Brasil, provocando o aumento das condições de chuva, em especial no oeste de Santa Catarina e no estado gaúcho. O Solstício de verão, ocorre no dia 22 de dezembro, às 00h27 (Horário de Brasília).

Os metereologistas lembram que o verão 2023/2024 não será um verão normal porque o fenômeno El Niño, que já influenciou o Clima no Brasil durante toda a primavera, vai continuar tendo forte atuação nos meses de verão. O fenômeno El Niño observado este ano é considerado de forte intensidade e vai influenciar todo o verão 23/24, podendo ainda trazer o excesso de chuva para a Região Sul do Brasil.
A chance é alta para volumes em torno de 25 a 50mm só nesta segunda em grande parte do Rio Grande do Sul
A chance é alta para volumes em torno de 25 a 50mm só nesta segunda em grande parte do Rio Grande do Sul

O risco de temporais aumenta nesta segunda-feira, em todo o estado gaúcho, com possibilidade de chuva já durante o começo do dia na Fronteira Oeste, no sudoeste e sul gaúcho; onde na maior parte do dia o predomínio será de céu mais encoberto. Grande Porto Alegre e demais áreas do estado, terão boas aberturas de sol, mas o tempo fica instável e com alerta para temporais já ente o final da manhã e o início da tarde. A chance é alta para volumes em torno de 25 a 50mm só nesta segunda em grande parte do estado, além de ventos, podendo variar entre 71 a 90 km/h.

Devido ao avanço da frente e o transporte de umidade, algumas regiões do oeste de Santa Catarina, ficam sujeitas à temporais, a chuva, se concentra principalmente à tarde com chance de acumulados em torno de 20 a 30mm.

As demais áreas do estado e a capital Florianópolis, ainda terão sol e calorão, com chance de algumas pancadas mais concentradas no meio para o final da tarde e durante à noite.
Apesar do aumento da chuva, não há previsão de frio para grande parte da Região, que ainda segue sob influência da onda de calor que ainda atua no Brasil e se desconfigura apenas nesta quarta-feira, 20 de dezembro. A maioria das áreas vão seguir com calor e sensação de abafamento; e justamente devido às altas temperaturas podemos ter condições para transtornos.

Na maior parte do Paraná, a chance de chuva é alta devido à combinação de calor e a alta umidade trazida pela frente fria. Chance de algumas pancadas moderadas a forte - com raios, à tarde nas cidades do oeste, sudoeste e norte paranaense. Curitiba ainda terá calor com máximas em torno de 30°C e chance de chuva no final do dia.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Destaques
Mais lidas
1
Quedas e oscilações de energia causam prejuízo milionário no campo
2
Brasil ainda tem fortes pancadas de chuva nesta sexta
3
Arroba do gado pronto tem queda em algumas praças brasileiras
4
Soja encerra a semana com mais um dia de queda na Bolsa de Chicago
5
Mais um dia de forte queda para o complexo da soja em Chicago
6
Brasil deve seguir com grande produção bovina em 2024 e elevar exportações
7
Mau cheiro de navio com 19 mil bois do RS surpreende moradores da Cidade do Cabo
8
Conheça o AgroBanker, a nova carreira do agronegócio
9
PR está entre os os três maiores exportadores do agronegócio do país em janeiro
10
Calor volta a acelerar a maturação do tomate e preço cai nos atacados
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.