Segundo o Climatempo, a última segunda-feira de primavera, 18/12, vai se despedir com chegada de uma nova frente fria no Sul do Brasil, provocando o aumento das condições de chuva, em especial no oeste de Santa Catarina e no estado gaúcho. O Solstício de verão, ocorre no dia 22 de dezembro, às 00h27 (Horário de Brasília).
Os metereologistas lembram que o verão 2023/2024 não será um verão normal porque o fenômeno El Niño, que já influenciou o Clima no Brasil durante toda a primavera, vai continuar tendo forte atuação nos meses de verão. O fenômeno El Niño observado este ano é considerado de forte intensidade e vai influenciar todo o verão 23/24, podendo ainda trazer o excesso de chuva para a Região Sul do Brasil.
A chance é alta para volumes em torno de 25 a 50mm só nesta segunda em grande parte do Rio Grande do Sul
O risco de temporais aumenta nesta segunda-feira, em todo o estado gaúcho, com possibilidade de chuva já durante o começo do dia na Fronteira Oeste, no sudoeste e sul gaúcho; onde na maior parte do dia o predomínio será de céu mais encoberto. Grande Porto Alegre e demais áreas do estado, terão boas aberturas de sol, mas o tempo fica instável e com alerta para temporais já ente o final da manhã e o início da tarde. A chance é alta para volumes em torno de 25 a 50mm só nesta segunda em grande parte do estado, além de ventos, podendo variar entre 71 a 90 km/h.
Devido ao avanço da frente e o transporte de umidade, algumas regiões do oeste de Santa Catarina, ficam sujeitas à temporais, a chuva, se concentra principalmente à tarde com chance de acumulados em torno de 20 a 30mm.
As demais áreas do estado e a capital Florianópolis, ainda terão sol e calorão, com chance de algumas pancadas mais concentradas no meio para o final da tarde e durante à noite.
Apesar do aumento da chuva, não há previsão de frio para grande parte da Região, que ainda segue sob influência da onda de calor que ainda atua no Brasil e se desconfigura apenas nesta quarta-feira, 20 de dezembro. A maioria das áreas vão seguir com calor e sensação de abafamento; e justamente devido às altas temperaturas podemos ter condições para transtornos.
Na maior parte do Paraná, a chance de chuva é alta devido à combinação de calor e a alta umidade trazida pela frente fria. Chance de algumas pancadas moderadas a forte - com raios, à tarde nas cidades do oeste, sudoeste e norte paranaense. Curitiba ainda terá calor com máximas em torno de 30°C e chance de chuva no final do dia.