Nordeste terá final de semana chuvoso

Previsões da Climatempo indicam altos volumes em várias cidades
Imagem do autor

Publicado em 16/03/2024

As chuvas voltaram e trouxeram preocupação aos nordestinos, nesta semana. Há dois dias, cidades da região tiveram chuvas fortes, com ventos e descargas elétricas. Em algumas cidades, houve trovoadas.

Segundo a Climatempo, uma nova migração da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está prevista para este final de semana, prometendo acumulados elevados de chuva em várias regiões.
Deve chover na maioria dos estados da região. Foto: Clima Ao Vivo
Deve chover na maioria dos estados da região. Foto: Clima Ao Vivo

A estação chuvosa é caracterizada por fortes chuvas e altos acumulados. E tem impactado significativamente diversos estados desde o início do verão, em 21 de dezembro.
Os acumulados de chuva registrados são elevados, como os 407mm em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, e os 768mm em Fortaleza, no Ceará.

Outras localidades, como o Piauí, Maranhão, Pará e Amapá, também têm enfrentado volumes expressivos de chuva, como os 820.8mm registrados em Boqueirão do Piauí e os 963.6mm no Maranhão.
As capitais Belém e Macapá não ficaram imunes, com acumulados superiores a 1314mm e 860mm, respectivamente.



Final de semana

Hoje (16), o cenário permanece inalterado e até se intensifica em algumas áreas. Destaque para todo o Rio Grande do Norte, Ceará, faixa norte e centro-oeste do Piauí, Maranhão, faixa leste do Pará e faixa leste do Amapá, onde a condição será de muita nebulosidade, chuva persistente e poucas aberturas de sol. Alerta para temporais em todas as regiões, inclusive nas capitais. Chove forte em todas as capitais, com acumulados que podem superar os 25mm em todas as áreas e alcançar até 50mm em alguns pontos, como Pará e Maranhão.
No domingo, embora o sol volte a aparecer com mais força no interior das regiões, a chuva continua ao longo da faixa litorânea, incluindo as capitais do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão e Pará. A condição será de muita nebulosidade, chuva persistente e poucas aberturas de sol. Os acumulados previstos para o dia são de mais de 25mm de chuva, mantendo a preocupação com os possíveis impactos das precipitações intensas.




TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.