Muita chuva no Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil

O ar muito quente úmido predomina sobre o país e mantém as condições para formação das grandes nuvens, que provocam pancadas de chuva típicas de verão.

Publicado em 15/02/2024

As nuvens carregadas da Zona de Convergência Intertropical continuam atuando sobre a costa norte do Brasil e provocam chuva forte.

A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera favorece o acúmulo de umidade e a formação de muitas nuvens sobre parte do Sul e do Sudeste.


Uma frente fria se afasta do litoral do Rio De Janeiro nesta quinta-feira. Uma baixa pressão atmosférica se forma na costa fluminense e vai ajudar a aumentar a chuva sobre o estado do Rio de Janeiro e no litoral norte de São Paulo.

Previsão do tempo para o Brasil para 15/02/2024 -quinta-feira


Região Sul

O ar frio de origem polar entrou no Sul do Brasil, após a passagem de frente fria, e a temperatura segue agradável na região, com noite fresca e tarde relativamente quente, mas sem calor exagerado. A circulação de ventos em níveis médios da atmosfera favorece o acúmulo de umidade sobre a maior parte da Região e muitas nuvens ainda crescem sobre os três estados.

No leste do Paraná, no Vale do Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina e na Grande Florianópolis, a quinta-feira será nublada, com temperatura amena e chuviscos ocasionais.

Pancadas de chuva e períodos com sol são previstos para o oeste de Santa Catarina, no oeste/sudoeste, centro e norte do Paraná e no norte/noroeste do Rio Grande do Sul.


No centro-sul do Paraná, na serra e nos planaltos norte e sul de Santa Catarina, no litoral sul catarinense e na serra gaúcha, o sol vai aparecer sempre entre muitas nuvens, mas não deve chover.


Na Grande Porto Alegre, no centro, sul, leste e sudoeste do Rio Grande do Sul,o sol vai aparecer na maior parte do dia, junto de algumas nuvens e não há previsão de chuva.



Região Sudeste

Uma frente fria se afasta no mar, na altura do Rio de Janeiro. Mas a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera concentra ar úmido sobre a Região e muitas nuvens carregadas crescem em todos os estados. Uma baixa pressão atmosférica se forma na costa fluminense e vai ajudar a aumentar a chuva sobre o estado do Rio de Janeiro e no litoral norte de São Paulo

Apenas o extremo noroeste de Minas Gerais fica sem chuva nesta quinta-feira.



Dia de alerta para chuva prolongada, com forte intensidade em várias horas, que pode causar transtornos para a população, no estado do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira, no Sul de Minas, no litoral paulista, no Vale do Paraíba (SP) e na Grande São Paulo.



No norte e leste de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo, a quarta-feira será com muito calor e sol forte. Temperaturas próximas dos 40°C poderão ser observadas no norte mineiro. Vitória será uma das capitais mais quentes do país nesta quarta-feira



No restante do interior de São Paulo, no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, região da Serra da Canastra, Grande Belo Horizonte, Grande Vitória e sul do Espírito Santo, a quinta-feira é com muitas nuvens, várias pancadas de chuva com raios que podem ser fortes, com um pouco de sol de vez em quando.



No oeste, centro e leste de Minas Gerais e no centro-norte capixaba, o sol ainda predomina de manhã e as pancadas de chuva ocorrem à tarde e à noite, podendo ser moderadas a fortes.



Região Centro-Oeste

O ar quente e úmido predomina sobre o Centro-Oeste. Mas um ar seco influencia algumas áreas de Goiás e de Mato Grosso, diminuindo as condições para chuva.

O sol aparece forte em quase todo o Centro-Oeste, mas há condições para pancadas de chuva e raios à tarde e à noite na maioria das áreas da Região.



No sul e leste de Mato Grosso do Sul, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora.



Dia de sol e sem chuva no nordeste e leste de Mato Grosso e no norte de Goiás.



Região Nordeste

A Zona de Convergência Intertropical e o ar quente e úmido espalham nuvens carregadas sobre grande parte do Nordeste.

Apenas o oeste da Bahia e o Vale do São Francisco passam o dia com predomínio de sol e sem chuva.

Frente fria se afasta em alto-mar na altura do litoral do Rio de Janeiro (Imagem GOES 16, colorização Climatempo)

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.