Muda a estação, mas o calor continua em quase todo o país

Há risco de temporais na Grande Belo Horizonte, no centro-sul de Minas Gerais, no centro-sul do RJ
Imagem do autor

Publicado em 19/03/2024

O Verão, a estação mais quente do ano, termina oficialmente amanhã, dia de 20 de março, às 00h06, na entrada do Outono, que irá até às 17h51 do dia 20 de junho, pelo horário de Brasília. A mudança de estação, pelo menos por enquanto, não deverá representar alterações climáticas acentuadas em várias regiões do país, com a permanência das temperaturas elevadas.A causa é que o Brasil ainda está dentro de uma grande massa de ar quente e úmido, que é a condição ideal para a formação das grandes nuvens carregadas, que provocam as pancadas de chuva com raios.

Na costa norte do país, as áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical reforçam as condições para chuva entre o Amapá e o Rio Grande do Norte.
Nova estação começa na madrugada desta quarta-feira, dia 20
Nova estação começa na madrugada desta quarta-feira, dia 20

A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera aumenta as condições para chuva no Sul do Brasil.


Veja a previsão do tempo para o Brasil, nesta terça-feira (19), segundo a empresa Climatempo.


Região Sul

O ar úmido e quente que está sobre o Sul do Brasil e a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera aumentam as condições para chuva no Sul do Brasil. O ar fica abafado e quente em toda a Região SulNo Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, chove a qualquer hora, inclusive pela manhã, e grande parte dos dois estados termina o verão em alerta para temporais.

No Paraná, o sol predomina de manhã, mas a nebulosidade aumenta no decorrer do dia e pancadas de chuva com raios são previstas para tarde e noite. A chuva pode ser forte em várias regiões do estado.


Região Sudeste

O calor ainda é intenso no Sudeste no último dia do verão de 2024. O nordeste de Minas Gerais e o Espírito Santo devem ficar entre as regiões mais quentes do país nesta terça-feira. O calor e a umidade do ar elevada estimulam o crescimento de nuvens carregadas sobre todos os estados do Sudeste.

O sol e o tempo seco vão predominar no Vale do Jequitinhonha (MG), no Espírito Santo e no litoral norte do Rio De Janeiro.
O restante do Sudeste tem predomínio de sol pela manhã e pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.

Há risco de temporais na Grande Belo Horizonte, no centro-sul de Minas Gerais, no centro-sul do RJ, incluindo o Grande Rio e região serrana fluminense, litoral norte de São Paulo e no Vale do Paraíba (SP). Mas tem risco de chuva forte também nas demais áreas paulistas e no oeste mineiro

Região Centro-Oeste

O ar úmido e quente predomina sobre a Região Centro-Oeste e nuvens carregadas crescem sobre todos os estados. O estado de Mato Grosso do Sul ainda deve ser um dos locais mais quentes do Brasil nesta terça-feira

O sol aparece forte pela manhã no Centro-Oeste. A nebulosidade aumenta no decorrer do dia junto com o calor e muitas pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite em quase toda a Região. Há chance de chuva moderada a forte.

O tempo seco predomina o dia todo no oeste de Mato Grosso do Sul e na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.



Região Nordeste

O ar úmido e quente que está sobre o Nordeste e a presença da Zona de Convergência Intertropical estimulam nuvens de chuva sobre todos estados da Região.

O Nordeste terá muitas pancadas de chuva nesta terça-feira, com alerta para temporais no Maranhão e em todo litoral, desde o Maranhão até o Rio Grande do Norte. Já no norte e nordeste da Bahia, em Sergipe, Alagoas e em Pernambuco, as pancadas de chuva serão fracas a moderadas e não devem causar problemas para a população.

O sol e o tempo seco vão predominar no Vale do São Francisco e no centro-sul da Bahia



Região Norte

Muitas nuvens carregadas continuam se formando sobre a Região por causa do ar quente e úmido que predomina sobre o Norte do Brasil e das áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical.

Na maioria das áreas da Região Norte, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora e podem ser fortes, mas intercaladas com períodos de sol.

Alerta para temporais no Pará, no Amapá, leste do Amazonas e no oeste do Acre.

A chuva deve ser especialmente volumosa no litoral do Pará e na ilha de Marajó


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.