Março começa com calor no Sul e chuvas no Norte

Veja a previsão do Inmet e da Climatempo para esta sexta-feira

Publicado em 01/03/2024

O mês de março começa, nesta sexta-feira, com condições variadas do clima em todo o país, segundo previsões do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e da empresa Climatempo. Enquanto o sul tem tempo úmido, o centro-oeste padece com baixa umidade relativa do ar e o norte tem condições para pancadas de chuva.


Pode chover hoje em cidades do Norte, como em Manaus. Foto: Governo do Amazonas
Pode chover hoje em cidades do Norte, como em Manaus. Foto: Governo do Amazonas

Região SulO predomínio de ar quente sobre a região Sul do Brasil aumenta a tendência de circulação ciclônica de ventos e uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai geram nuvens carregadas sobre os três estados.Março começa com tempo mais seco principalmente sobre o Rio Grande do Sul, com um dia com sol e sem chuva. Pancadas de chuva são previstas para a região metropolitana de Porto Alegre, também na serra e no litoral gaúcho.O litoral de Santa Catarina, a macrorregião de Florianópolis, o Vale do Itajaí e o litoral do Paraná permanecem com nebulosidade elevada e possibilidade de pancadas de chuva a qualquer hora.Nas demais áreas paranaenses e catarinenses, março começa com sol, calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.Região SudesteAs condições para chuva aumentam no Sudeste como resultado da combinação de ar quente e úmido e a presença de uma baixa pressão atmosférica na costa do Rio de Janeiro. A umidade estimula a formação de mais nuvens carregadas.O sol aparece de manhã, mas as pancadas de chuva com raios só devem ocorrer à tarde e à noite. Pode chover na maior parte do Sudeste. Apenas o Triângulo Mineiro e o centro-oeste de São Paulo ficam fora do risco de chuva forte.No litoral paulista, no norte do, sul de Minas e no Espírito Santo, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora. A Grande Vitória pode ter chuva forte.Chove bastante no leste de São Paulo, sul de Minas, Grande Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira e Vale do Rio Doce, estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo.
Região Centro-Oeste

Cidades de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás ainda sentem a influência de um sistema de alta pressão atmosférica, que reduz a umidade e as condições para chuva. O calor intenso, porém, eleva chances de pancadas de chuva em grande parte da região.O tempo fica firme, com muito sol no sudoeste estado de Goiás no sul e sudeste de Mato Grosso (inclui a região de Rondonópolis e Cáceres, e no Pantanal de Mato Grosso do SulEm outras áreas do Centro-Oeste, o sol vai aparecer na maior parte do dia e pode chover à noite, de moderada a forte intensidade no norte de Mato Grosso.
Região Nordeste

O tempo permanece instável na maioria das áreas do Nordeste. Áreas de instabilidade resultantes da Zona de Convergência Intertropical e o ar quente e úmido mantêm as condições para formação das nuvens carregadas.A Bahia tem mais um dia com sol forte e sem chuva. Chove a partir da tarde no oeste baiano.Os estados de Sergipe, Alagoas, o centro-leste de Pernambuco terão sol o dia todo, mas pode chover rapidamente, além de partes da Bahia.Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, sertão da Bahia e de Pernambuco têm um dia com períodos de sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.São Luís, Teresina, Fortaleza e Natal podem ter chuva forte.

Região Norte
Nuvens carregadas aumentam sobre o Norte do Brasil por causa da grande disponibilidade de ar quente e úmido e a influência da Zona de Convergência Intertropical na costa norte do Brasil. Há condições de chuva no Acre e no Amazonas.No geral, a região terá uma sexta-feira com períodos de sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite.Há alerta para muita chuva no Acre, no Amazonas, no norte do Tocantins e na região de Marabá, no Pará.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.