Mais chuva no RS e calor passa dos 40°C no Centro-Oeste

Uma massa de ar quente e seco predomina sobre o Sudeste, o Centro-Oeste e o interior do Nordeste do Brasil, além do Tocantins.

Uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul espalhando nuvens carregadas sobre o estado, com potencial para provocar chuva forte e ventos fortes no decorrer do dia. Mas estas nuvens não conseguem avançar sobre os demais estados da Região Sul.
Uma massa de ar quente e seco predomina sobre o Sudeste, o Centro-Oeste e o interior do Nordeste do Brasil, além do Tocantins. Faz muito calor nestas áreas e poucas nuvens se formam.


O ar úmido e quente predomina sobre o Norte do país permitindo a formação de nuvens de chuva em grande parte da Região.


Ventos marítimos moderados a fortes injetam muita umidade no leste do Nordeste.


Previsão do tempo para o Brasil para 12/09/2023 - terça-feira

Região Sul

Áreas de instabilidade de uma frente fria se espalham sobre o Rio Grande do Sul e provocam chuva forte no decorrer do dia em todo o estado. No norte gaúcho (região de Passo Fundo e da serra gaúcha), ainda faz sol de manhã e as pancadas de chuva só começam durante a tarde. A chuva mais persistente e volumosa ocorre sobre o centro-sul do Rio Grande do Sul


Nos estados do Paraná e de Santa Catarina, o tempo seco e sol forte ainda predominam, mas pode chover à tarde e à noite na serra catarinense e no litoral sul de Santa Catarina. Essa chuva virá com raios e pode ser moderada a forte. As rajadas de vento no alto da serra catarinense podem chegar aos 100 km/h


Faz muito calor no Paraná e o estado tem um dia com pouca nebulosidade .


Região Sudeste

Uma massa de ar seco predomina sobre o Sudeste do Brasil. A baixa umidade do ar inibe a formação e crescimento das nuvens, apesar do calor.


Todas as áreas dos estados de São Paulo e do Rio De Janeiro e a maioria das regiões de Minas Gerais passam o dia com sol forte e poucas nuvens. Pode chover fraco em alguns locais do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha. Sol e muito calor nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.


No Espírito Santo, o sol aparece, mas podem ocorrer pancadas de chuva durante o dia, de curta duração e fracas.


Região Centro-Oeste

Uma massa de ar seco predomina sobre o Centro-Oeste do Brasil. A baixa umidade do ar inibe a formação e crescimento das nuvens, apesar do calor.


Quase todo o Centro-Oeste tem um dia com sol forte e poucas nuvens. Algumas pancadas de chuva poderão ocorrer à tarde e à noite no oeste e noroeste de Mato Grosso e na fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia e o norte do Paraguai.


A umidade no ar fica baixa, entre 21% e 30%, em grande parte da região.


Temperaturas em torno dos 40°C devem ser registradas em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul.


Cuiabá deve ser a região mais quente do Brasil, com temperatura prevista em 42°C à tarde.


Região Nordeste

O ar seco e quente predomina sobre o Nordeste do Brasil deixando a maior parte da Região sem condições para chuva.


O sol aparece forte pelo interior dos estados e o tempo fica seco. O litoral também tem sol o dia todo, mas há condições para pancadas de chuva a qualquer hora desde o litoral do Maranhão até o sul da Bahia, na Zona da Mata e no Agreste no leste da Região. Há condições para pancadas de chuva na Chapada Diamantina e no Planalto da Conquista, na Bahia, mas o sol aparece.


A chuva é mais frequente no litoral sul da Bahia e no litoral de Sergipe.


Região Norte

O ar úmido está espalhado por quase todo o Norte do Brasil e nuvens carregadas crescem em quase toda a região.


O ar seco e quente predomina sobre o sudeste, leste e nordeste do Pará, no Tocantins e no Amapá. Não há condições para chuva nessas áreas.


Já no litoral, no centro e oeste do Pará, no Amazonas, em Roraima, no Acre e em Rondônia, o sol aparece na maior parte do dia, mas ocorrem pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Essas pancadas, em geral, são de curta duração e em pequenas áreas.


A chuva é mais frequente em Roraima e no noroeste do Amazonas.


Há risco de chuva moderada forte em Roraima e no Amazonas.



TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.