INÍCIO AGRICULTURA Previsão do Tempo Publicado em 17/07/2024

Grande massa de ar seco ganha força sobre o Brasil

As temperaturas estão em elevação no país
Redação RuralNews
Um grande sistema de alta pressão atmosférica ganha força sobre o Brasil deixando grande parte do país com ar seco. A queda dos níveis de umidade no ar diminui a formação de nebulosidade e a possibilidade de chuva. O aumento do calor e a diminuição da umidade tende a aumentar o risco de incêndios.
Ventos marítimos levam muita umidade para o leste da Região Sul, leste do Sudeste e do Nordeste do Brasil. Uma área de baixa pressão atmosférica sobre o oceano influencia o leste do Rio Grande do Sul.

Região Sul

Uma área de baixa pressão atmosférica na costa do Rio Grande do Sul estimula nuvens de chuva sobre este estado e também no sul de Santa Catarina.
Nesta quarta-feira, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina terão períodos com sol, mas sempre junto de muita nebulosidade. Algumas pancadas de chuva podem acontecer na serra e no litoral sul de Santa Catarina, na serra, no planalto e no litoral do Rio Grande do Sul e também na Grande Porto Alegre. A chuva que ocorrer terá fraca a moderada intensidade e não vai causar transtornos para a população.
No estado do Paraná o sol aparece forte com algumas nuvens, mas não há previsão de chuva.

Atenção para a formação de nevoeiro nas primeiras horas da manhã na Grande Curitiba e no leste do Paraná, no Vale do Itajaí do centro-sul do Rio Grande do Sul.

Região Sudeste

O ar seco já predomina sobre o interior da Região Sudeste do Brasil. Em quase todas as áreas do estado de São Paulo e de Minas Gerais, esta quarta-feira é com sol forte e poucas nuvens. Apesar do amanhecer frio, a tarde é quente e com baixa umidade no ar.



Ventos marítimos e frios chegam ao leste da Região Sudeste espalhando muita umidade sobre o leste de São Paulo, sobre o Rio De Janeiro e sobre o Espírito Santo. Por isso o leste de São Paulo e o litoral do Rio de Janeiro ainda ficam com muita nebulosidade, mas o sol aparece.



O Espírito Santo também tem sol, mas pode chover um pouco com fraca intensidade.



Região Centro-Oeste

Uma grande massa de ar seco vai ganhando força pelo interior do Brasil e já influencia a região Centro-Oeste do país. A baixa umidade do ar inibe a formação de nuvens. Toda a Região tem uma quarta-feira com sol forte e poucas nuvens. A madrugada e o amanhecer são um pouco frios, mas o ar esquenta rapidamente e faz calor durante a tarde, com temperaturas acima dos 30 graus em quase toda a região.



Atenção para os baixos índices de umidade do ar, que devem variar de 21 a 30% nas horas mais quentes do dia, na maior parte do Centro-Oeste. No norte de Mato Grosso, a umidade relativa do ar pode ficar um pouco abaixo dos 20%.



Região Norte

O ar seco predomina sobre a Região Norte do Brasil inibindo a formação de nuvens e a ocorrência de chuva. Quase toda a Região tem um dia com sol forte e temperaturas elevadas durante a tarde.



O estado do Tocantins e o sudeste do Pará devem ser das áreas mais secas no Brasil nesta quarta-feira. Os níveis de umidade no ar podem ficar um pouco abaixo dos 20%.

Pancadas de chuva e períodos com sol devem ser observados no Norte do Amazonas, no noroeste e litoral do Pará, e no Amapá. Há risco de chuva forte em Roraima.



Região Nordeste

Os ventos marítimos moderados espalham muita umidade sobre o leste do Nordeste. No leste do Rio Grande do Norte e da Paraíba, em Pernambuco, Sergipe, Alagoas, no litoral da Bahia, na Chapada Diamantina e no norte baiano, o sol aparece nesta quarta-feira, mas entre muitas nuvens. Algumas pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora do dia, mas em geral com fraca a moderada intensidade.



Atenção para o risco de chuva moderada a forte no litoral de Alagoas. No litoral da Bahia, de Sergipe e de Pernambuco, a chuva é mais frequente e pode ocorrer com moderada intensidade.



Esta quarta-feira é com sol forte e poucas nuvens sobre o Maranhão, Piauí, Ceará, no Vale do São Francisco e no oeste da Bahia. Níveis de umidade do ar entre 21% e 30% devem ser observados em muitas áreas dessas regiões nas horas mais quentes do dia.


Sobre o autor

Esse conteúdo foi produzido pela equipe de jornalistas do portal RuralNews.
TAGS:
Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.