Frente fria muda o tempo no RS e faz calor na região Norte

Veja como fica o tempo neste final de semana com informações da Climatempo
Imagem do autor

Publicado em 09/03/2024

Região Sul

O ar quente úmido predomina sobre o Sul do Brasil e uma frente fria chega ao Rio Grande do Sul. Por isso, nuvens carregadas crescem em todos os estados da Região.A maior parte da Região Sul tem um sábado abafado, com períodos com sol e várias pancadas de chuva com raios, mas principalmente à tarde e à noite. A chuva pode ser forte em muitas áreas de todos os estadosNa fronteira do Uruguai com o Rio Grande do Sul, no litoral de Santa Catarina e na região de Foz do Iguaçu, no Paraná, o sol vai aparecer entre muitas nuvens, e as pancadas de chuva ocorrem várias vezes ao longo do dia. Pode chover forte.

Região Sudeste

Uma massa de ar seco influencia o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo reduzindo a chance de chuva. Mas é o ar quente e úmido que predomina na Região Sudeste e nuvens carregadas crescem sobre quase toda a Região. O dia fica abafado até em áreas serranas.No noroeste de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha e no norte capixaba, o sábado é com sol e tempo seco, sem chuva.A região de Pirapora (MG), o Vale do Rio Doce (MG) e a região central do Espírito Santo e a Grande Vitória podem ter algumas pancadas de chuva, mas que não vão causar transtornos, e o sol aparece o dia todo.As demais áreas do Sudeste têm um dia com períodos de sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, principalmente à tarde e à noite, podem ser fortes.Chuva mais volumosa deve ocorrer no sul e centro-leste de São Paulo (inclui Grande SP), Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, Grande Belo Horizonte e sul do estado do Rio de Janeiro.Ainda pode chover com moderada a forte intensidade no litoral de São Paulo no litoral sul do Rio de Janeiro , que já tiveram muitos transtornos nas últimas 48 horas por causa da chuva muito volumosa. O risco de queda de barreira permanece alto por causa do solo encharcado.

Região Centro-Oeste

Nuvens carregadas crescem sobre quase toda a Região Centro-Oeste por causa do ar úmido e quente que predomina sobre a Região.Sol, calor e tempo seco predominam na fronteira de Mato Grosso do Sul com o norte do Paraguai e a Bolívia e na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.Dia de sol e com pouca chuva no nordeste e leste de Goiás (divisa com Minas e com a Bahia) e no Distrito Federal.As demais áreas do Centro-Oeste têm um dia com sol, calor e várias pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.

Região Nordeste

A combinação de calor, entrada de umidade oceânica e a presença das áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical mantém as condições para chuva por quase todo o Nordeste. A água do mar com temperatura acima do normal ajuda a formar mais nuvens de chuva pelo litoral.Este sábado será com predomínio de sol e tempo seco, sem chuva, na maior parte do interior da Bahia. Pancadas de chuva isoladas e com pouco volume são esperadas para o oeste e para o sertão baianos. Pancadas de chuva com raios devem ocorrer no Recôncavo e podem ser moderadas a fortes.O litoral sul da Bahia, Sergipe e o sertão de Pernambuco têm períodos com sol e pancadas de chuva moderadas.Nas demais áreas do Nordeste, a chuva será mais frequente e há maior risco de temporais e de chuva volumosa que pode causar problemas para a população. Há risco de raios.

Região Norte

Calor, umidade do ar elevada e a influência da Zona de Convergência Intertropical geram nuvens carregadas que se formam sobre todo o Norte do Brasil.Quase toda a Região Norte tem outro dia com períodos de sol e e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e a à noite. Há risco de chuva forte, exceto no Acre, no centro-norte de Roraima e na fronteira da Bolívia com Rondônia. Esta região é a única que não deve ter chuva neste sábado.A chuva mais volumosa deve ocorrer no norte do Amazonas, no Amapá e no Pará.

Frente fria provoca chuvas em todos os estados do Sul neste final de semana
Frente fria provoca chuvas em todos os estados do Sul neste final de semana





TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.