Frente fria intensifica o risco de temporal em São Paulo
Chuva forte, ventos e queda de temperatura estão previstos para o estado nos próximos dias
Frente fria favorece formação de nuvens carregadas e temporais em São Paulo. Foto: Getty Images
O mês de abril termina com mais um alerta de temporal para o estado de São Paulo. A passagem de uma frente fria em alto-mar, na altura do Sudeste, deve impulsionar a entrada de mais umidade no continente, favorecendo a formação de nuvens carregadas sobre o sul e o leste paulista.
De acordo com informações da Climatempo, na capital paulista, a segunda-feira (28) já deve começar com muitas nuvens e possibilidade de chuva fraca localizada. No entanto, com o avanço do sistema, a tendência é de que a chuva ganhe força ao longo do dia, se estendendo até a noite. Há risco de raios durante a tarde e rajadas de vento variando entre 50 e 60 km/h.
O alerta também se estende para as regiões do Vale do Ribeira, litoral sul, Baixada Santista, Sorocaba, Campinas e parte da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba. Nas demais áreas do estado, a segunda-feira será de atenção, com o aumento da umidade elevando a chance de chuvas fortes em cidades como Presidente Prudente, Bauru, São José do Rio Preto e Franca.
A frente fria deve avançar rapidamente pelo oceano e, já na noite de segunda-feira, atingir a altura do Espírito Santo e do litoral sul da Bahia. A chegada do ar frio na retaguarda do sistema será destaque, com queda significativa nas temperaturas mínimas em São Paulo. A previsão da Climatempo aponta mínima de 14 °C na quarta-feira (30) e na sexta-feira (02), e 13 °C na quinta-feira, 1º de maio, podendo registrar novos recordes de madrugada mais fria do ano.
Em contrapartida, com a atuação do ar frio e seco, a condição para chuvas tende a diminuir. Áreas do litoral, norte e nordeste paulista, assim como a capital, ainda podem ter garoa na terça-feira, mas a tendência é de redução ao longo do dia. A partir de quarta-feira, a maioria das regiões ficará sem previsão de chuva, com tardes mais amenas. Na cidade de São Paulo, as temperaturas máximas devem oscilar entre 21 °C e 24 °C até o final da semana.
