Frente fria avança pelo país e pode causar temporais no Sul e Sudeste
Temporais começam amanhã (2) no Rio Grande do Sul e avançam para o Sudeste a partir de quinta-feira (3)
Áreas de instabilidade devem provocar chuva intensa, ventos fortes e queda de temperatura em várias regiões do país. Foto: Getty Images
Uma nova frente fria se forma sobre o Brasil e deve provocar fortes temporais nas Regiões Sul e Sudeste nos próximos dias.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os primeiros impactos serão sentidos no Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira (2), com volumes de chuva próximos a 100 mm, rajadas de vento que podem atingir 100 km/h e possibilidade de granizo.
O sistema avançará rapidamente para Santa Catarina e Paraná, trazendo temporais isolados na quinta-feira (3). No mesmo dia, o estado de São Paulo entra em alerta para fortes chuvas e ventos intensos, condição que se estenderá para o centro-sul do Rio de Janeiro entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira (4).
Acumulados de chuva exigem atenção
Entre sábado (5) e domingo (6), os volumes de chuva devem se intensificar no Vale do Paraíba e no litoral de São Paulo, além do Rio de Janeiro, incluindo a capital, a região serrana e o litoral sul do estado.
De acordo com o INMET, os acumulados podem ultrapassar 100 mm nesses locais.
Primeira massa de ar frio do ano trará geada e queda de temperatura
Além da instabilidade, a chegada da primeira massa de ar frio do ano marcará uma mudança significativa no clima. A partir da noite de sexta-feira (4), as temperaturas começarão a cair na Região Sul, no sul do Mato Grosso do Sul e em partes do Sudeste.
A previsão indica mínimas abaixo de 10°C em diversas áreas do Sul, com possibilidade de geada ao amanhecer nas serras gaúcha e catarinense. Entre sexta e domingo, o vento de quadrante sul deve intensificar a sensação de frio em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
No domingo (7), o frio perderá força no Sul, mas se intensificará na Região Sudeste. A Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais, pode registrar temperaturas mínimas em torno de 12°C.
