Frente fria avança e provoca temporais no Brasil
Frente fria provoca chuva forte em partes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, sem queda acentuada de temperatura
Chuva intensa atinge o Sul, Sudeste e Centro-Oeste com avanço da frente fria. Foto: Getty Images / Divulgação
De acordo com a Climatempo, uma nova frente fria avança sobre o Brasil nesta segunda-feira, 27 de outubro. O sistema provoca chuvas fortes e temporais no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No entanto, não há previsão de queda acentuada nas temperaturas. O ar frio permanece concentrado na Argentina e no Uruguai, atingindo apenas o extremo sul do Rio Grande do Sul.
Frente fria avança pelo país
A frente fria chega ao Paraná e ao sul e oeste de Mato Grosso do Sul até o fim do dia. Durante a semana, ela avança pela costa do Sudeste. Assim, forma áreas de chuva em todos os estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Na terça-feira, 28, o litoral paulista recebe as primeiras pancadas. Na quarta, o sistema alcança o litoral do Rio de Janeiro. Entre quinta e sexta, chega ao Espírito Santo.
Risco de temporais nesta segunda
No Sul, há risco de temporais na Grande Curitiba, no centro-leste, norte e oeste do Paraná. No sudoeste e sul, as chuvas devem ser moderadas a fortes. Em Santa Catarina, alerta para temporais na serra, litoral e Vale do Itajaí. O extremo norte do Rio Grande do Sul pode ter chuva intensa, mas nas demais áreas o tempo melhora gradualmente.
Em São Paulo, regiões próximas à divisa com o Paraná, como Presidente Prudente e Ourinhos, estão em alerta desde cedo. Na Grande São Paulo e no interior, pancadas moderadas a fortes ocorrem à tarde e à noite.
Em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, pancadas moderadas a fortes atingem o Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata, Grande Rio e demais áreas fluminenses. Por outro lado, o norte de Minas, o Espírito Santo e o leste mineiro terão chuva isolada, sem riscos.
No Centro-Oeste, a instabilidade aumenta em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. O centro-sul de MS deve registrar temporais. No sul e centro-oeste de MT e no extremo sul de GO, as chuvas podem ser fortes à tarde e à noite.
Temperaturas permanecem estáveis
A frente fria não provoca frio intenso no centro-sul do país. O ar polar fica restrito à Argentina e ao Uruguai, atingindo apenas o Rio Grande do Sul, principalmente na fronteira com o Uruguai. Nas demais regiões, a leve queda nas temperaturas ocorre apenas devido às nuvens e chuvas frequentes.
