Fortes pancadas de chuva em quase todos estados brasileiros

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva no norte da Região Norte e no litoral norte do Nordeste.
Imagem do autor

Publicado em 12/01/2024

A chegada de uma frente fria ao litoral de São Paulo aumenta as condições para chuva nesta sexta-feira neste estado, no Rio De Janeiro e em parte de Minas Gerais.

O ar quente úmido predomina sobre o Brasil e gera nuvens carregadas em quase todo o país, que podem provocar chuva forte. A chuva ocorre principalmente à tarde e à noite.

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva no norte da Região Norte e no litoral norte do Nordeste.
Previsão do tempo para o Brasil para 12/01/2024 -sexta-feira

Região Sul
A passagem recente de uma frente fria deixa áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil. Ainda chove na maior parte da Região. O ar frio desta frente fria não consegue entrar com força pelo interior da Região Sul e por isso o ar não chega a esfriar, apenas diminui o calor.

Atenção no litoral e leste do Paraná (inclui Curitiba), onde o tempo fica mais instável e há risco de chuva forte e volumosa.

No interior do Paraná e no centro-oeste de Santa Catarina, o sol aparece entre muitas nuvens e pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite. Ainda pode chover de forma moderada a forte.
No Vale do Itajaí, na serra e litoral de Santa Catarina, no norte e serra do Rio Grande do Sul, pode chover a qualquer hora, mas o sol aparece um pouco. Ainda pode chover de forma moderada a forte em Santa Catarina.

Sol e muitas nuvens no restante do Rio Grande do Sul.

Região Sudeste
O ar quente e úmido predomina sobre o Sudeste e nuvens carregadas crescem sobre quase toda a Região. A chegada de uma frente fria ao litoral de São Paulo aumenta as condições para chuva neste estado e também no Rio de Janeiro e em parte de Minas Gerais.

Todo o estado de São Paulo fica em alerta para temporais nesta sexta-feira. O ar fica abafado e as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer momento, inclusive pela manhã.

A sexta-feira ainda será com sol forte na região do Vale do Rio Doce, do Vale do Jequitinhonha e no Espírito Santo. Há chance de chuva no fim da tarde e à noite no sul do estado.

O estado do Rio de Janeiro e o centro, oeste e sul de Minas Gerais ainda têm períodos com sol forte de manhã, mas as pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite. Há risco de chuva forte. A região entre a Grande BH e a Zona da Mata Mineira pode ter chuva já pela manhã.

Risco de chuva forte na Grande SP, no Grande Rio e Grande BH.

Região Centro-Oeste

O ar quente e úmido que predomina sobre o Centro-Oeste e nuvens carregadas crescem sobre toda a Região. Uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai aumenta as condições para chuva em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso.

No sul e sudoeste de Mato Grosso (inclui Cuiabá), no centro, oeste e norte de Mato Grosso do Sul, o dia é com muitas nuvens, pancadas de chuva a qualquer hora e períodos com sol.

Nas demais áreas de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, em Goiás e no Distrito Federal, o sol aparece forte por mais tempo, a nebulosidade aumenta com o calor e chove à tarde e à noite.

Há risco de chuva forte em praticamente toda a Região e em todas as capitais.

Região Nordeste

O ar úmido e quente predomina sobre o Nordeste e mais nuvens de chuva conseguem se formar. A Zona de Convergência Intertropical aumenta as condições para chuva no litoral norte da Região. O ar seco predomina sobre a Bahia.

Sexta-feira com muito sol na Bahia, no sertão de Pernambuco, de Alagoas e de Sergipe. Chove de forma passageira no litoral dos três estados, incluindo as capitais.

Dia de sol e pancadas de chuva fracas a moderadas no leste de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. O sol aparece forte também no oeste da Bahia e sul do Piauí e pancadas de chuva com raios ocorrem a partir da tarde.

No Maranhão, no centro e norte do Piauí e no Ceará, o tempo fica instável, com pancadas de chuva a qualquer hora e períodos com sol, com risco de raios e de chuva forte.

Região Norte

O ar quente e úmido que está sobre o Norte do Brasil e áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical estimulam a formação de nuvens carregadas sobre todos os estados. Chove em todos os estados

No Acre, em Rondônia, no centro-sul do Pará, no centro e norte de Roraima, na maior parte do Tocantins, no centro, em quase todo o Amazonas, o sol aparece na maior parte do dia e as pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite.

No Amapá, sul de Roraima, em todo o norte do Amazonas, no centro, oeste, norte e leste do Pará, no norte do Tocantins e sul de Roraima, o tempo fica instável, com pancadas de chuva a qualquer hora e períodos com sol, com risco de raios e de chuva forte.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.