Fim de semana terá chuva intensa, temporais e calor em algumas regiões
Frente fria avança pelo Sul e provoca instabilidade, enquanto Sudeste e Norte registram calor e pancadas isoladas
Fim de semana terá chuva e temporais no Sul. Foto: Canva
A previsão do tempo para o fim de semana indica instabilidades em várias regiões do país, segundo a Climatempo. Uma frente fria avança pelo Sul, espalhando chuva intensa e temporais, enquanto outras áreas enfrentam calor e pancadas isoladas.
Além disso, o sábado e o domingo terão contrastes climáticos marcantes entre Sul, Sudeste e Norte, com vento, calor e chuva variando de acordo com cada região.
Região Sul
No sábado, a nova frente fria espalha chuva por todo o Rio Grande do Sul, com risco de temporais e rajadas de 60 a 90 km/h nos Pampas, Missões e norte gaúcho. Em Santa Catarina e Paraná, pancadas ocorrem ao longo do dia, com chance de tempestades. As temperaturas caem em grande parte do Sul, exceto no litoral catarinense e no norte paranaense. Além disso, ventos fortes podem provocar transtornos localizados.
No domingo, a instabilidade persiste, com chuva em todos os estados, ainda com risco de temporais, especialmente no norte do RS e no oeste do PR e SC, enquanto o sul gaúcho tem momentos de precipitação mais fraca.
Região Sudeste
No sábado, instabilidades atuam desde cedo no interior, oeste e sul de São Paulo, avançando à tarde para o leste e nordeste paulista, com risco de temporais. Em Minas Gerais, pancadas com trovoadas atingem o centro-sul, Zona da Mata e Grande BH. No Rio de Janeiro e Espírito Santo, chove de forma isolada pela manhã, intensificando-se à tarde. O calor permanece no norte paulista e em boa parte de MG. Além disso, áreas com chuva mais forte podem registrar rajadas de vento.
No domingo, pancadas moderadas atingem São Paulo, sul de Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com chance de trovoadas no Triângulo Mineiro. À tarde, um cavado meteorológico e a frente fria intensificam a chuva no estado paulista e no centro-sul mineiro. Assim, o sul de SP apresenta aumento de temperatura devido à condição pré-frontal, enquanto RJ e ES têm risco de pancadas mais fortes na divisa entre os estados.
Região Centro-Oeste
No sábado, pancadas fracas a moderadas atingem o sul, oeste e leste de Mato Grosso do Sul desde cedo, ganhando força à tarde, com risco de temporais no oeste e sudoeste. Em Goiás, o tempo fica mais firme, com chuva isolada apenas no sul. Em Mato Grosso, pancadas ocorrem no oeste, sudoeste e sul, enquanto o calor predomina em MT, GO e norte de MS. Além disso, áreas sem chuva podem registrar baixa umidade.
No domingo, instabilidades continuam no nordeste e leste de MS e no sul de Goiás. Ao longo do dia, a frente fria intensifica a chuva em MS, com risco de temporais. Em Mato Grosso, o tempo permanece mais firme, mas chuvas atingem o sul, sudeste e noroeste, enquanto o calor continua predominante em toda a região.
Região Nordeste
No sábado, a umidade marítima provoca chuva fraca e isolada no litoral norte da Bahia e entre Sergipe e Alagoas. Já no restante do Nordeste, o tempo fica firme, quente e seco, com baixa umidade relativa no interior.
No domingo, a umidade marítima mantém chuvas fracas a moderadas no litoral da Bahia e de Sergipe. Por outro lado, o interior continua sob calor intenso, com ar muito seco em estados como Piauí, Ceará, Maranhão e oeste da Bahia. Assim, áreas centrais do Nordeste permanecem com sol forte.
Região Norte
No sábado, instabilidades permanecem no oeste da região, atingindo Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, com pancadas moderadas a fortes e risco de temporais. No extremo oeste do AM e AC, a condição é de perigo. Por outro lado, Pará, Amapá e Tocantins mantêm tempo firme e quente.
No domingo, a chuva segue no Amazonas, Roraima e Acre, ainda com chance de trovoadas, enquanto em Rondônia e Roraima as pancadas diminuem. O Amapá registra chuva isolada, e Pará e Tocantins continuam com tempo firme e muito quente. Desse modo, o contraste entre áreas chuvosas e secas permanece na região.
