Fim de semana para ficar debaixo das cobertas

Esta massa de ar frio de origem polar representa a mais intensa incursão do ano no território brasileiro
Vandré Dubiela
- Exclusivo Rural News
Publicado em 25/05/2024

Uma poderosa frente fria está prestes a varrer o centro-sul do Brasil neste último final de semana de maio, prometendo uma brusca queda nas temperaturas. Segundo previsões, toda a Região Sul será atingida, com temperaturas abaixo da média e a possibilidade de geadas no centro-sul do Rio Grande do Sul, na região serrana do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Esta massa de ar frio de origem polar representa a mais intensa incursão do ano no território brasileiro até o momento. Os efeitos serão sentidos não só no Sul, mas também em São Paulo, Rio de Janeiro, Sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, oeste e sul de Mato Grosso, e até mesmo no Acre e Rondônia, onde prevê-se a presença de friagem.

E as notícias não são melhores para a próxima semana, com previsões indicando que o feriado será marcado por temperaturas ainda mais baixas.

A friagem vai provocar queda de temperatura em áreas da Região Norte, como Acre, Rondônia e sul do Amazonas, tem sua origem na passagem de ar frio de origem polar, não sendo causada por condições chuvosas. Em eventos extremos, as temperaturas podem cair para valores em torno de 10°C, ou até mesmo abaixo disso.

A última ocorrência significativa de friagem foi observada nos dias 15 e 16 de maio deste ano, quando as temperaturas despencaram para 14,4°C em Vilhena (sul de RO) e para 16,5°C em Rio Branco (AC). Em junho de 2023, uma friagem intensa reduziu a temperatura em Rio Branco para 10,9°C.

Para este fim de semana, São Paulo pode registrar sua menor temperatura do ano e a menor temperatura máxima de 2024 até o momento. Os recordes atuais são de 14,2°C em 19 de abril (menor temperatura do ano) e 19,1°C em 23 de março (menor temperatura máxima do ano). As previsões indicam: sábado (25/5) - 14°C/18°C e domingo (26/5) - 13°C/16°C.

Em Curitiba, espera-se que o frio seja ainda mais intenso, com temperaturas abaixo dos 10°C no fim de semana, podendo bater recordes. A menor temperatura registrada em 2024 é de 9,3°C em 19 de abril. Além disso, é possível que ocorra um recorde de menor temperatura máxima, com o atual marcando 15,8°C, em 15/5.

Porto Alegre também pode enfrentar um novo recorde de menor temperatura máxima no sábado, sendo que o recorde atual é de 13,6°C, registrado em 16 de abril. Campo Grande, por sua vez, poderá registrar duplos recordes de frio durante o fim de semana.


Sobre o autor Vandré Dubiela

Com mais de três décadas dedicadas ao jornalismo, iniciou a carreira no Jornal O Paraná, de Cascavel, passando pelas principais editorias. Conta com textos e fotografias publicados nos principais meios de comunicação nacional, entre os quais a Folha de São Paulo, Estado de S. Paulo, Gazeta do Povo e Revista Grid. Atuou ainda como produtor da TV Tarobá, afiliada da Band e como editor de portais de notícias. Também é autor do livro AREAC 50 anos – Pioneirismo na defesa e na valorização da agronomia paranaense. Nos últimos anos, se especializou em agronegócio, produzindo reportagens e artigos do gênero, inclusive trabalhos dedicados à OCEPAR (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.