Fevereiro começa com muitas pancadas de chuva pelo Brasil

Nuvens carregadas continuam crescendo sobre a maioria das áreas do Brasil por causa da grande disponibilidade de ar quente e úmido
Imagem do autor

Publicado em 01/02/2024

Uma massa de ar quente ganha forte sobre o Rio Grande do Sul e a temperatura aumenta por lá.

Um sistema de alta pressão atmosférica se aproxima mais do Brasil reduzindo a nebulosidade e a chance de chuva no centro-leste do Nordeste e em algumas áreas do Espírito Santo e de Minas Gerais.

Nuvens carregadas continuam crescendo sobre a maioria das áreas do Brasil por causa da grande disponibilidade de ar quente e úmido. Estas nuvens provocam as típicas pancadas de chuva de verão, com raios, e que muitas vezes podem ser fortes.
Uma frente fria se formou na costa paulista e aumenta a chuva em São Paulo, no centro-sul de Minas e no Rio De Janeiro.

No extremo norte do país, a Zona de Convergência Intertropical espalha nuvens carregadas sobre a costa norte do Brasil, entre o Amapá e o Ceará.

Previsão do tempo para o Brasil para 1/02/2024 - quinta-feira

Região Sul

O ar seco predomina sobre o Rio do Grande do Sul deixando o tempo firme. O sol aparece forte e a temperatura sobe mais. Algumas pancadas de chuva podem ocorrer à tarde na serra gaúcha.

Dia de sol, calor e sem chuva no oeste de Santa Catarina, no oeste e sudoeste do Paraná.

As demais áreas do Paraná e de Santa Catarina têm muito sol, aumento de nebulosidade e pancadas de chuva com raios a partir da tarde.
Atenção para chuva forte na Grande Curitiba e litoral do Paraná.

Região Sudeste



Uma frente fria posicionada sobre o mar, entre o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, ajuda a aumentar as condições para chuva neste estado, em São Paulo e em parte de Minas Gerais. O ar quente e úmido predomina sobre o Sudeste e gera nuvens carregadas.
Dia com sol forte e calor no Vale do Jequitinhonha e no norte do Espírito Santo. O oeste de São Paulo tem muito sol e algumas pancadas de chuva à tarde.

Atenção: no sul e leste de São Paulo, Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, Grande Belo Horizonte e estado do Rio de Janeiro, as pancadas de chuva com raios podem ocorrer a qualquer hora e pode chover forte. Mas tem períodos de sol ao longo do dia.

As demais áreas do Sudeste têm sol, aumento de nebulosidade e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Pode chover forte.

Região Centro-Oeste

Nuvens carregadas crescem sobre todo o Centro-Oeste, com o ar quente e úmido que está sobre a Região. Só não deve chover no extremo sul de Mato Grosso do Sul, região de Naviraí e Sete Quedas.

No centro, norte e leste de Mato Grosso, no centro-norte de Goiás e no Distrito Federal, as pancadas de chuva com raios podem ocorrer várias vezes durante o dia e há risco de chuva forte.

O restante do Centro-Oeste tem sol na maior parte do dia, com aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. A chuva pode ser moderada a forte.

Região Nordeste

As nuvens carregadas das Zona de Convergência Intertropical se espalham pela costa norte do Nordeste. A proximidade com um sistema de alta pressão atmosférica deixa o tempo firme no centro-leste do Nordeste

A Bahia tem sol forte e há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde apenas no oeste do estado.

Muito sol em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Chove rapidamente no litoral entre o norte da Bahia e Pernambuco.

O Maranhão, Piauí e Ceará têm várias pancadas de chuva, mas intercaladas com períodos de sol. Pode chover forte.

Região Norte

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical espalham nuvens carregadas no Amapá e norte do Pará. Nuvens carregadas crescem por causa do ar quente e úmido que predomina no Norte do Brasil.

Em quase toda a Região Norte, as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora, intercaladas com períodos de sol e pode chover forte.

Em Roraima, no Amapá, no norte e leste do Pará e no Tocantins, as pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.