Entenda os sistemas meteorológicos que atuam no Sul esta semana

Podemos ter aumento nas condições de ventos no decorrer do dia em Santa Catarina e no Paraná

Nesta quarta-feira (08), um ciclone extratropical se forma entre a madrugada e o começo da manhã, próximo da costa da Argentina, na altura da província de Buenos Aires. Ao longo do dia, esse sistema se aprofunda, se deslocando pelo oceano.



Este sistema não vai passar sobre o Rio Grande do Sul, mas a presença dele vai favorecer o aumento da intensidade dos ventos pela Região Sul do Brasil. Além disso, ele dá origem a uma nova frente fria que vai reforçar as instabilidades outra vez pelo Rio Grande do Sul, provocando o retorno da chuva no centro-norte do estado.



Atenção! Podemos ter aumento nas condições de ventos no decorrer do dia, também, em Santa Catarina e no Paraná.



Em relação ao estado gaúcho, embora o ciclone esteja no oceano, os ventos previstos associados a ele, podem atingir valores de 71 a 90 km/h - mesmo que não esteja chovendo. Nas regiões mais ao sul do estado os ventos podem atingir valores próximos a 100 km/h; principalment na região do Chuí. Atenção, com problemas relacionados a queda de árvores e/ou galhos, além de transtornos com a distribuição de energia elétrica.



Nós, reforçamos o alerta devido à situação de nível de água dos rios do estado, condição que permanece delicada devido à enchente dos últimos dias. Com o aumento das rajadas, podemos ter novamente o transporte de água para muitas regiões do estado.



Frente fria ainda mantém a condição de chuva elevada



A frente fria associada ao sistema, irá manter a condição de tempo instável e a chuva deve acontecer de maneira mais generalizada sobre o estado, com condições de temporais e chuva volumosa, em especial, no centro-sul, oeste e noroeste gaúcho. Algumas pancadas podem ocorrer na tarde de quarta-feira na grande Porto Alegre, na Região Serrana, na metade norte e na região dos Vale.



Vale lembrar: o estado do Rio Grande do sul, passou nos últimos dias, por uma cheia história; além do nível dos rios, temos cidades em recuperação, devido as fortes chuvas da última semana.



A Climatempo ALERTA ainda para a possibilidade de novos transtornos; a semana será instável e qualquer chuva é preocupante dentro deste cenário.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.