Dia de temporais no Sul, em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste

Na sexta e no sábado, a passagem desta frente fria espalha tempestades sobre o Sudeste.
Imagem do autor

Publicado em 21/03/2024

As características do verão ainda predominam no Brasil. Com muita umidade no ar e as altas temperaturas em todo o país, nuvens carregadas crescem sobre o Brasil nesta quinta-feira e fortes pancadas de chuva são esperadas em quase todos os estados brasileiros.



Uma nova frente fria avança forte sobre o Sul do país nesta quinta-feira com potencial para provocar temporais na Região Sul. Durante a tarde e a noite desta quinta-feira, com o calorão e a aproximação da frente fria, entram em alerta para temporais também o Mato Grosso do Sul, São Paulo, o centro-sul do Rio De Janeiro e de Minas Gerais.


No Norte e o no Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical continua contribuindo para aumentar a chuva entre o Amapá e o Rio Grande do Norte.


Previsão do tempo para o Brasil para 21/03/2024 -quinta-feira



Região Sul


O Sul do Brasil entra em alerta para temporais nesta quinta-feira. Além do ar quente e úmido que está sobre a Região, uma forte frente fria avança sobre o Sul do Brasil e espalha nuvens muito carregadas sobre os três estados.



A chuva deve ser mais volumosa e preocupante no Rio Grande do Sul. Na fronteira com o Uruguai deve chover muito na madrugada, depois a chuva para e o sol já aparece pela manhã. Na Grande Porto Alegre na faixa centro-oeste e centro-leste do Rio Grande do Sul, os temporais devem ocorrer na madrugada e manhã. A chuva vai diminuindo à tarde até parar à noite.


No norte gaúcho, incluindo a serra, no oeste, serra e sul de Santa Catarina também tem risco de temporal principalmente à tarde e à noite.



Nas demais áreas de Santa Catarina e no Paraná, as fortes pancadas de chuva devem ocorrer principalmente à tarde e à noite. Mas no sul e sudoeste paranaense, região de Foz do Iguaçu, a chance de chuva pela manhã já é alta.



Há risco de ventania, alagamentos e granizo nos três estados.



Região Sudeste



O ar quente e úmido ainda predomina no Sudeste e nuvens carregadas crescem em quase toda a Região. A aproximação de uma frente fria aumenta o risco de chuva forte sobre São Paulo, Rio de Janeiro e o Sul de Minas



Nesta quinta-feira, só não deve chover no Espírito Santo e nas regiões mineiras do Vale do Rio Doce e do Jequitinhonha. O sol fica forte o dia todo.



As demais áreas do Sudeste também terão sol e muito calor no decorrer do dia, mas tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.



A aproximação da frente fria junto com o calor deixam em alerta para temporais o estado de São Paulo, o estado do Rio de Janeiro, o Triângulo Mineiro, o Sul de Minas, a Grande Belo Horizonte e a Zona da Mata Mineira.



Região Centro-Oeste



O ar úmido e quente predomina sobre a Região Centro-Oeste e nuvens carregadas se formam sobre toda a Região. A aproximação de uma frente fria aumenta o risco de chuva forte em Mato Grosso do Sul.



Em quase todo o Mato Grosso, no Distrito Federal e no leste/nordeste de Goiás e em Mato Grosso do Sul, esta quinta-feira será com predomínio de sol de manhã e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.



O calor intenso e a aproximação de uma frente fria aumentam o risco de temporais em Mato Grosso do Sul.

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.