Dia de temporais no Sul, em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste

Na sexta e no sábado, a passagem desta frente fria espalha tempestades sobre o Sudeste.
Imagem do autor

Publicado em 21/03/2024

As características do verão ainda predominam no Brasil. Com muita umidade no ar e as altas temperaturas em todo o país, nuvens carregadas crescem sobre o Brasil nesta quinta-feira e fortes pancadas de chuva são esperadas em quase todos os estados brasileiros.



Uma nova frente fria avança forte sobre o Sul do país nesta quinta-feira com potencial para provocar temporais na Região Sul. Durante a tarde e a noite desta quinta-feira, com o calorão e a aproximação da frente fria, entram em alerta para temporais também o Mato Grosso do Sul, São Paulo, o centro-sul do Rio De Janeiro e de Minas Gerais.



No Norte e o no Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical continua contribuindo para aumentar a chuva entre o Amapá e o Rio Grande do Norte.


Previsão do tempo para o Brasil para 21/03/2024 -quinta-feira



Região Sul


O Sul do Brasil entra em alerta para temporais nesta quinta-feira. Além do ar quente e úmido que está sobre a Região, uma forte frente fria avança sobre o Sul do Brasil e espalha nuvens muito carregadas sobre os três estados.



A chuva deve ser mais volumosa e preocupante no Rio Grande do Sul. Na fronteira com o Uruguai deve chover muito na madrugada, depois a chuva para e o sol já aparece pela manhã. Na Grande Porto Alegre na faixa centro-oeste e centro-leste do Rio Grande do Sul, os temporais devem ocorrer na madrugada e manhã. A chuva vai diminuindo à tarde até parar à noite.


No norte gaúcho, incluindo a serra, no oeste, serra e sul de Santa Catarina também tem risco de temporal principalmente à tarde e à noite.



Nas demais áreas de Santa Catarina e no Paraná, as fortes pancadas de chuva devem ocorrer principalmente à tarde e à noite. Mas no sul e sudoeste paranaense, região de Foz do Iguaçu, a chance de chuva pela manhã já é alta.



Há risco de ventania, alagamentos e granizo nos três estados.



Região Sudeste



O ar quente e úmido ainda predomina no Sudeste e nuvens carregadas crescem em quase toda a Região. A aproximação de uma frente fria aumenta o risco de chuva forte sobre São Paulo, Rio de Janeiro e o Sul de Minas



Nesta quinta-feira, só não deve chover no Espírito Santo e nas regiões mineiras do Vale do Rio Doce e do Jequitinhonha. O sol fica forte o dia todo.



As demais áreas do Sudeste também terão sol e muito calor no decorrer do dia, mas tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.



A aproximação da frente fria junto com o calor deixam em alerta para temporais o estado de São Paulo, o estado do Rio de Janeiro, o Triângulo Mineiro, o Sul de Minas, a Grande Belo Horizonte e a Zona da Mata Mineira.



Região Centro-Oeste



O ar úmido e quente predomina sobre a Região Centro-Oeste e nuvens carregadas se formam sobre toda a Região. A aproximação de uma frente fria aumenta o risco de chuva forte em Mato Grosso do Sul.



Em quase todo o Mato Grosso, no Distrito Federal e no leste/nordeste de Goiás e em Mato Grosso do Sul, esta quinta-feira será com predomínio de sol de manhã e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.



O calor intenso e a aproximação de uma frente fria aumentam o risco de temporais em Mato Grosso do Sul.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.