Uma frente fria se formou ontem sobre o Sul do Brasil e avançou para o Sudeste espalhando nebulosidade e chuva. A chegada desta frente fria e o ar muito quente armazenado sobre o Sudeste do Brasil provocou temporais com fortes rajadas de vento em São Paulo e em Minas Gerais.
Com o enfraquecimento do sistema de alta pressão atmosférica, que gerou a onda de calor, e a chegada da frente fria ao Sudeste, muitas nuvens carregadas também cresceram também sobre a Região Centro-Oeste do país.
O ar frio de origem polar que veio com esta frente fria se espalhou sobre o Sul do Brasil reduzindo a nebulosidade e deixando a temperatura amena.
Esta frente fria pôs fim à forte onda de calor que predominou sobre o Brasil por quase duas semanas.
Agora, o ar seco e quente ainda predomina sobre o Nordeste. O ar quente úmido predomina sobre a Região Norte e nuvens carregadas se formam sobre a maior parte da Região provocando pancadas de chuva.
Previsão do tempo para o Brasil para 28/09/2023 -quinta-feira
Região Sul
Uma frente fria se afastou da Região Sul do Brasil e o ar frio de origem polar entrou na região causando queda de temperatura. A quinta-feira amanhece fria nos três estados da Região Sul. Algumas nuvens carregadas ainda crescem sobre parte da Região nesta quinta-feira.
No leste do Paraná, no Vale do Itajaí e no litoral de Santa Catarina, o dia segue com muitas nuvens e pancadas de chuva, que podem ser moderadas em alguns momentos.
Nas outras áreas pelo interior de Santa Catarina, exceto na região serrana, e também no centro, oeste/sudoeste e sul do Paraná, o sol aparece ao longo do dia, mas há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e em parte da noite.
Nas áreas de planalto e noroeste do Rio Grande do Sul, o sol aparece, mas há possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde.
O sol predomina o dia todo no extremo norte do Paraná. Na região serrana de Santa Catarina e também sobre o Rio Grande do Sul o sol predomina nesta quinta-feira, mas há condições para nevoeiro ao amanhecer. O sul do Rio Grande do Sul ainda tem muita nebulosidade o dia todo.
Alerta para ressaca entre a região de Laguna (SC) e Paranaguá (PR)
Região Sudeste
Uma frente fria chegou ao Sudeste do Brasil aumentando a nebulosidade e as condições de chuva e trazendo ar frio de origem polar. Essa frente fria pôs fim à onda de calor que manteve as temperaturas muito elevadas no Sudeste nos últimos dias. Mas ontem, o estado de Minas Gerais ainda foi o dia mais quente no Brasil, com temperatura de 42,8°C em São Romão, no Noroeste Mineiro.
Nesta quinta-feira, esta frente fria alcança o Espírito Santo e deixa nuvens carregadas sobre quase toda a Região Sudeste. O sol ainda predomina no extremo norte de Minas Gerais, região próxima da Bahia, onde estão o Vale do Jequitinhonha e a região de Januária. O sol também vai predominar ao longo do dia no centro-oeste e sudoeste de São Paulo, região de Campinas, Bauru, Presidente Prudente.
Para o oeste, centro e sul de Minas Gerais, incluindo a grande Belo Horizonte, e para o norte/noroeste do estado de São Paulo, a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva e raios à tarde e à noite.
Para todo o estado do Rio De Janeiro, na Zona da Mata Mineira, no Espírito Santo e no leste de São Paulo, a previsão é de um dia com muita nebulosidade e pancadas de chuva a qualquer hora, mas o sol pode aparecer de vez em quando.
A temperatura cai nas quatro capitais, que terão temperaturas abaixo dos 30 graus. Faz frio na região da grande São Paulo.
Há risco de chuva forte no litoral e no norte de São Paulo, em Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.
Atenção para ressaca no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, até Arraial do Cabo
Atenção para o risco de granizo isolado em Minas Gerais
Região Centro-Oeste
A onda de calor chegou ao fim e as temperaturas começam a baixar na Região Centro-Oeste, voltando para os padrões próximos da normalidade. A passagem de uma frente fria pelo Sudeste e o enfraquecimento do sistema de alta pressão atmosférica, que gerou a onda de calor, permitem o crescimento de nuvens carregadas sobre quase toda a Região Centro-Oeste do Brasil nesta quinta-feira.
Para o Distrito Federal, para todo o estado de Goiás e em quase todas as áreas de Mato Grosso, e no Nordeste de Mato Grosso do Sul, a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Algumas pancadas podem ser de forte intensidade, mas de curta duração e em pequenas áreas.
O sol predomina na região de Cuiabá, no sul e sudoeste de Mato Grosso (região de Cáceres e da fronteira com a Bolívia, e em todo o centro, oeste, sul e leste de Mato Grosso do Sul.
Região Nordeste
O ar seco e quente ainda predomina sobre a Região Nordeste dificultando a formação de grandes nuvens. Quase todo o Nordeste tem um dia com muito sol e sem condições para chuva.
No centro-sul do Maranhão, no extremo sul do Piauí e no oeste da Bahia, o sol aparece na maior parte do dia e podem ter algumas pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.
Há previsão de pancadas de chuva na faixa litorânea, desde o Ceará até Pernambuco
Região Norte
O ar úmido e quente predomina sobre o Norte do Brasil e nuvens carregadas crescem sobre quase toda a Região
O sol predomina no Amapá, no litoral e nordeste do Pará. Não chove nestas áreas.
Já para o Tocantins, para o centro-sul e leste do Pará, a previsão é de períodos com sol e várias pancadas de chuva ao longo do dia, que podem ser fortes.
No oeste norte do Pará, no Amazonas, em Rondônia, no Acre e em Roraima, o sol aparece forte por várias horas e há previsão de pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. A maioria destas pancadas são de curta duração e em pequenas áreas, mas algumas podem ser fortes.
Atenção para o risco de granizo isolado no oeste e sul do Amazonas e no Acre.