O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil e as grandes nuvens que provocam os temporais típicos de verão estão se formando sobre praticamente todo o país.
Tempestade tropical Akará é rebaixada para depressão tropical
A tempestade tropical Akará ainda podia ser observada em alto-mar na tarde desta terça-feira, 20/2, na costa do Rio Grande do Sul, sem ter influência direta sobre o interior do Brasil. Este sistema enfraqueceu durante e noite e na análise técnica da Marinha do Brasil, Akará já era considerada uma depressão tropical. A previsão é de que na manhã desta quarta-feira, Akará enfraqueça ainda mais e seja reclassificado como uma depressão subtropical.
Previsão do tempo para o Brasil para 21/02/2024 - quarta-feira
Região Sul
O ar úmido que está sobre o Sul do Brasil e a circulação de ventos ciclônica em níveis médios e elevados da atmosfera geram nuvens carregadas sobre parte da Região.
O sol vai predominar sobre o Rio Grande do Sul e só tem previsão de chuva passageira para o litoral norte gaúcho.
O litoral de Santa Catarina tem dia de sol e algumas pancadas de chuva, mas que não vão causar transtornos.
Nas demais áreas de Santa Catarina e no Paraná, o sol vai aparecer o dia todo e as pancadas de chuva com raios estão previstas para a tarde e noite, e podem ser moderadas a fortes. Há risco de chuva forte na Grande Curitiba.
Região Sudeste
O ar quente e úmido e a circulação ciclônica de ventos que predominam sobre o Sudeste geram nuvens carregadas sobre todos os estados da Região, com potencial para provocar muita chuva.
O tempo fica muito instável no Sudeste nesta quarta-feira, com risco de chuva forte em todos os estados, incluindo as capitais.
Mesmo com a previsão de muita chuva, a maioria das áreas do Sudeste terá alguns períodos com sol, mas sempre junto de muitas nuvens. Mas pancadas de chuva, com raios e trovoadas, poderão ocorrer a qualquer a hora do dia, podendo causar transtornos já pela manhã.
No Vale do Jequitinhonha e no Noroeste de Minas Gerais, o tempo deve ficar chuvoso quase o dia todo.
Atenção para o mar agitado.
Região Centro-Oeste
O ar quente e úmido que está predominando sobre o Brasil mantém as condições para a formação de nuvens carregadas sobre todo o Centro-Oeste.
Apenas o sul/sudoeste de Mato Grosso do Sul, região pantaneira na fronteira com Paraguai, deve ficar sem chuva. Em Campo Grande e nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, o sol na maior parte do dia e tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.
Dia de muita chuva e céu nublado no Distrito Federal e na Chapada dos Veadeiros e no norte de Goiás.
Nas demais áreas de Goiás e em Mato Grosso, a quarta-feira será com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a qualquer hora. Há risco de temporal.
Região Nordeste
O ar quente e úmido e a circulação ciclônica de ventos que predominam sobre o Nordeste geram nuvens carregadas sobre todos os estados do Nordeste. A Zona de Convergência Intertropical aumenta a condições de instabilidade na costa norte da Região.