Dia de muita chuva em grande parte do Brasil

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva na costa norte do Nordeste.
Imagem do autor

Publicado em 21/02/2024

O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil e as grandes nuvens que provocam os temporais típicos de verão estão se formando sobre praticamente todo o país.

Houve um grande aumento da chuva sobre o Nordeste e sobre o Sudeste por causa da circulação ciclônica de ventos (sentido horário) em vários níveis da atmosfera. A circulação ciclônica concentra umidade e calor e estimula a formação das nuvens carregadas.


Tempestade tropical Akará é rebaixada para depressão tropical

A tempestade tropical Akará ainda podia ser observada em alto-mar na tarde desta terça-feira, 20/2, na costa do Rio Grande do Sul, sem ter influência direta sobre o interior do Brasil. Este sistema enfraqueceu durante e noite e na análise técnica da Marinha do Brasil, Akará já era considerada uma depressão tropical. A previsão é de que na manhã desta quarta-feira, Akará enfraqueça ainda mais e seja reclassificado como uma depressão subtropical.

Previsão do tempo para o Brasil para 21/02/2024 - quarta-feira


Região Sul

O ar úmido que está sobre o Sul do Brasil e a circulação de ventos ciclônica em níveis médios e elevados da atmosfera geram nuvens carregadas sobre parte da Região.


O sol vai predominar sobre o Rio Grande do Sul e só tem previsão de chuva passageira para o litoral norte gaúcho.



O litoral de Santa Catarina tem dia de sol e algumas pancadas de chuva, mas que não vão causar transtornos.


Nas demais áreas de Santa Catarina e no Paraná, o sol vai aparecer o dia todo e as pancadas de chuva com raios estão previstas para a tarde e noite, e podem ser moderadas a fortes. Há risco de chuva forte na Grande Curitiba.



Região Sudeste



O ar quente e úmido e a circulação ciclônica de ventos que predominam sobre o Sudeste geram nuvens carregadas sobre todos os estados da Região, com potencial para provocar muita chuva.



O tempo fica muito instável no Sudeste nesta quarta-feira, com risco de chuva forte em todos os estados, incluindo as capitais.



Mesmo com a previsão de muita chuva, a maioria das áreas do Sudeste terá alguns períodos com sol, mas sempre junto de muitas nuvens. Mas pancadas de chuva, com raios e trovoadas, poderão ocorrer a qualquer a hora do dia, podendo causar transtornos já pela manhã.



No Vale do Jequitinhonha e no Noroeste de Minas Gerais, o tempo deve ficar chuvoso quase o dia todo.



Atenção para o mar agitado.



Região Centro-Oeste

O ar quente e úmido que está predominando sobre o Brasil mantém as condições para a formação de nuvens carregadas sobre todo o Centro-Oeste.

Apenas o sul/sudoeste de Mato Grosso do Sul, região pantaneira na fronteira com Paraguai, deve ficar sem chuva. Em Campo Grande e nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, o sol na maior parte do dia e tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.



Dia de muita chuva e céu nublado no Distrito Federal e na Chapada dos Veadeiros e no norte de Goiás.



Nas demais áreas de Goiás e em Mato Grosso, a quarta-feira será com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a qualquer hora. Há risco de temporal.



Região Nordeste



O ar quente e úmido e a circulação ciclônica de ventos que predominam sobre o Nordeste geram nuvens carregadas sobre todos os estados do Nordeste. A Zona de Convergência Intertropical aumenta a condições de instabilidade na costa norte da Região.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.