Dia de muita chuva em grande parte do Brasil

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva na costa norte do Nordeste.
Imagem do autor

Publicado em 21/02/2024

O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil e as grandes nuvens que provocam os temporais típicos de verão estão se formando sobre praticamente todo o país.

Houve um grande aumento da chuva sobre o Nordeste e sobre o Sudeste por causa da circulação ciclônica de ventos (sentido horário) em vários níveis da atmosfera. A circulação ciclônica concentra umidade e calor e estimula a formação das nuvens carregadas.



Tempestade tropical Akará é rebaixada para depressão tropical

A tempestade tropical Akará ainda podia ser observada em alto-mar na tarde desta terça-feira, 20/2, na costa do Rio Grande do Sul, sem ter influência direta sobre o interior do Brasil. Este sistema enfraqueceu durante e noite e na análise técnica da Marinha do Brasil, Akará já era considerada uma depressão tropical. A previsão é de que na manhã desta quarta-feira, Akará enfraqueça ainda mais e seja reclassificado como uma depressão subtropical.

Previsão do tempo para o Brasil para 21/02/2024 - quarta-feira


Região Sul

O ar úmido que está sobre o Sul do Brasil e a circulação de ventos ciclônica em níveis médios e elevados da atmosfera geram nuvens carregadas sobre parte da Região.


O sol vai predominar sobre o Rio Grande do Sul e só tem previsão de chuva passageira para o litoral norte gaúcho.



O litoral de Santa Catarina tem dia de sol e algumas pancadas de chuva, mas que não vão causar transtornos.


Nas demais áreas de Santa Catarina e no Paraná, o sol vai aparecer o dia todo e as pancadas de chuva com raios estão previstas para a tarde e noite, e podem ser moderadas a fortes. Há risco de chuva forte na Grande Curitiba.



Região Sudeste



O ar quente e úmido e a circulação ciclônica de ventos que predominam sobre o Sudeste geram nuvens carregadas sobre todos os estados da Região, com potencial para provocar muita chuva.



O tempo fica muito instável no Sudeste nesta quarta-feira, com risco de chuva forte em todos os estados, incluindo as capitais.



Mesmo com a previsão de muita chuva, a maioria das áreas do Sudeste terá alguns períodos com sol, mas sempre junto de muitas nuvens. Mas pancadas de chuva, com raios e trovoadas, poderão ocorrer a qualquer a hora do dia, podendo causar transtornos já pela manhã.



No Vale do Jequitinhonha e no Noroeste de Minas Gerais, o tempo deve ficar chuvoso quase o dia todo.



Atenção para o mar agitado.



Região Centro-Oeste

O ar quente e úmido que está predominando sobre o Brasil mantém as condições para a formação de nuvens carregadas sobre todo o Centro-Oeste.

Apenas o sul/sudoeste de Mato Grosso do Sul, região pantaneira na fronteira com Paraguai, deve ficar sem chuva. Em Campo Grande e nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, o sol na maior parte do dia e tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.



Dia de muita chuva e céu nublado no Distrito Federal e na Chapada dos Veadeiros e no norte de Goiás.



Nas demais áreas de Goiás e em Mato Grosso, a quarta-feira será com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a qualquer hora. Há risco de temporal.



Região Nordeste



O ar quente e úmido e a circulação ciclônica de ventos que predominam sobre o Nordeste geram nuvens carregadas sobre todos os estados do Nordeste. A Zona de Convergência Intertropical aumenta a condições de instabilidade na costa norte da Região.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.