Confira a previsão para esta sexta-feira, 20 de junho
Os temporais continuam no RS com aumento da chuva em SC e PR e atenção para o litoral do Nordeste
Fim do outono tem sol e tempo seco em boa parte do país, mas temporais seguem no Sul e no litoral do Nordeste. Foto: Canva
Segundo a Climatempo, o outono termina com predomínio de sol e tempo firme em grande parte do país, especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste. No entanto, áreas do Sul e do Nordeste ainda enfrentam instabilidades, com previsão de chuva forte, ventos intensos e alerta para temporais. O inverno começa nesta sexta-feira, às 23h42.
Região Sul
O tempo segue instável na região. Há previsão de tempestades com chuva volumosa e trovoadas no litoral sul do Rio Grande do Sul, Campanha, Vale e Serra. Nas demais áreas do estado, as chuvas ocorrem em forma de pancadas moderadas a fortes. Em Santa Catarina e no Paraná, a frente fria intensifica as precipitações, com alerta para temporais na faixa central e no sudeste catarinense. No litoral gaúcho, as rajadas de vento variam entre 51 km/h e 70 km/h.
Região Sudeste
O tempo segue firme nos quatro estados. O ar fica ainda mais seco entre Minas Gerais e o interior de São Paulo. No Rio de Janeiro, as temperaturas ultrapassam os 30 °C. A umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30% nas horas mais quentes do dia no centro-oeste fluminense e no oeste de Minas Gerais.
Região Centro-Oeste
Predomínio de céu aberto e calor em Mato Grosso, com temperaturas acima de 35 °C. Goiás e o Distrito Federal também terão tempo firme e seco, com umidade abaixo de 30% nos períodos mais quentes. Já no extremo sul de Mato Grosso do Sul, são esperadas pancadas de chuva moderadas a fortes.
Região Nordeste
A chuva persiste na faixa litorânea, especialmente na costa leste e norte. Pancadas moderadas a fortes atingem o litoral de Alagoas, Pernambuco e do Rio Grande do Norte, com risco de temporais. Já no sertão e agreste, o tempo permanece firme e seco.
Região Norte
Na região Norte, os temporais se concentram no noroeste do Amazonas, em Roraima, no norte e noroeste do Pará e no Amapá. Em contraste, o tempo seco predomina em Rondônia, no sul do Pará e em Tocantins, onde o calor deve ser intenso — Palmas pode atingir 33 °C.
