Confira a previsão do tempo para hoje em todo o Brasil

Veja como vai ficar o tempo neste dia 23/01 em todo o país com as informações dos meteorologistas do Climatempo
Imagem do autor

Publicado em 23/01/2024

Nesta terça feira uma área de baixa pressão sobre o Estado de São Paulo e também uma outra área de baixa pressão associada a uma frente fria, devem manter as instabilidades entre o Sudeste, o Nordeste e também o Centro-Oeste do Brasil.

As pancadas devem acontecer com bastante persistência na maior parte do país no Sul. E o Estado do Paraná, que deve ter muita nebulosidade já desde o início do dia e as pancadas de chuva ocorrem de maneira forte ao longo de toda a terça feira. Chuva que vem acompanhada de rajadas de vento de até 70 quilômetros por hora.

E esse mesmo cenário também deve ser observado em áreas do oeste de Santa Catarina e a região do litoral Norte. Chuva persistente e muita nebulosidade ao longo do dia no norte do Rio Grande do Sul. O sol aparece e pela manhã a nebulosidade se junta ainda no período matutino e depois, no período da tarde que vem.
Essas pancadas de chuva são pancadas que também devem acontecer de maneira isolada, só que com menor volume acumulado. E também não tem grandes destaques em relação a rajadas de vento e muito menos queda de granizo. É uma situação mais tranquila agora em áreas do Rio Grande do Sul. Depois de dias de chuva muito severa e na metade sul do território gaúcho, tempo firme, pouca nebulosidade e as temperaturas também não sobe tanto até o meio da tarde.

Porto Alegre mesmo deve ter um dia de sol com poucas nuvens. No Sudeste, a chuva mais expressiva fica concentrada em áreas do litoral do estado de São Paulo. A região sul do estado do Rio de Janeiro, Sul de Minas Gerais, norte mineiro e também o Triângulo Mineiro e Norte paulista. Essas áreas onde tem alerta de temporais no decorrer desta terça feira e a chuva que deve acontecer ao longo de todo o dia na capital paulista.
Céu encoberto e possibilidade de chuva a qualquer hora são pancadas que também vêm acompanhadas de rajadas de vento. Descargas elétricas em BH. O dia começa com sol e variação de nuvens e a chuva chega no período da tarde. No Espírito Santo a situação é um pouco mais tranquila. Isso em relação ao período da manhã, porque Vitória, por exemplo, deve ter sol pela manhã à tarde, e a chuva chega apenas no período da noite.

No Centro-Oeste, temporais devem dominar a região. Pancadas fortes que vêm de novo com rajadas de vento e risco de trovoadas. No norte de Mato Grosso e áreas também da metade sul de Mato Grosso do Sul. Ainda assim são pancadas com menor volume acumulado e mesmo assim são chuvas. Devem ocorrer já desde o início do dia até o período da noite.

No Nordeste, onde fica o maior alerta de temporais, isso significa que a chuva, principalmente no sul da Bahia, deve ocorrer com muito volume e pode ocasionar transtornos. Muita atenção às áreas do sul baiano, porque esse excesso de chuva pode ocasionar alagamentos, enchentes, a força do vento pode derrubar árvores. Essas pancadas têm o potencial de ocorrer ao longo de todo o dia, assim como o sul do Maranhão, sul do Piauí.
Boa parte do oeste, norte da Bahia e algumas áreas do sertão nordestino. Já nas áreas do litoral de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, o litoral, também do Ceará. A chuva acontece de maneira passageira, principalmente pela manhã, e a infiltração marítima no litoral do Piauí e do Maranhão colabora para a formação de nuvens carregadas. Então, o sol aparece no período matutino, mas as chuvas chega no período da tarde.

São pancadas fortes que também têm altos volumes acumulados, inclusive sobre São Luís e Teresina, no norte do Brasil. A chuva também ocorre com persistência, especialmente no território do Tocantins, onde o céu fica com muita nebulosidade. Tem chance de chuva a qualquer momento do dia e também isso vai ser observado em áreas do norte do Amapá. Essa chuva persistente nas demais áreas da região também chove forte, principalmente no sul do Pará.

Mas são pancadas que intercalam períodos de melhora. Tem até eventual abertura de sol, intercalando esses períodos de chuva. Só não chove no norte do país, em áreas no extremo norte do Amazonas e Roraima, inclusive Boa Vista tem sol e pouca nebulosidade. Este mapa mostra o risco de temporais no Brasil no decorrer desta terça feira. Então, as áreas em roxo que no caso é o sul do estado da Bahia, no extremo nordeste de Minas Gerais, e onde o volume acumulado chama mais atenção para esses possíveis transtorno nos citados, como enchentes e alagamentos.
Então, muita atenção a esses municípios, porque o volume é de fato excessivo. A região em vermelho no mapa também indica temporais com o volume acumulado um pouco menos expressivo do que as áreas em roxo, mas mesmo assim pode ocorrer alagamentos e enchentes e não se descarta a possibilidade de transtornos nas áreas também que estão em amarelo no mapa, onde o risco aqui chamado de atenção também permanece alto, que são pancadas fortes que vêm com ventania de até 70 quilômetros por hora.

Na cidade de São Paulo. As temperaturas ao longo dessa semana ainda devem ser amenas. Nesta terça, a máxima fica na casa dos 22 graus e no decorrer da semana também não sobe muito. E no país, ao longo dessa terça, a temperatura também deve ser mais baixa em áreas do Sudeste. A região do Rio de Janeiro, por exemplo, tem máxima de 26.Já nas áreas do Centro-Oeste, temperaturas um pouco mais elevadas 30 previstas para Cuiabá. Manaus, 29 Em Salvador e em Porto Alegre, mesmo sem chuva. Agora, com o retorno dessa incidência solar, a máxima fica na casa dos 27 graus.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.